Googlefier traz apps do Google de volta aos celulares Huawei e Honor
Créditos: 4gnews

Googlefier traz apps do Google de volta aos celulares Huawei e Honor

Desenvolvedor cria solução simples para devolver GMS para modelos da marca

Interessado na nova linha Mate 40 da Huawei, mas está com medo de sentir falta dos apps da Google? Então o Googlefier pode ser a solução que você e muitos outros usuários procuram. Com o simples download e execução do app, você recupera o Google Mobile Services em seu dispositivo Huawei ou Honor.

A Huawei tem sido uma das principais vítimas dos atritos políticos e econômicos entre EUA e China. As restrições impostas pelo governo Trump ao país asiático têm afetado diretamente os celulares da marca e a experiência que eles oferecem aos usuários. Um dos impactos mais importantes é a ausência do Google Mobile Services (GMS) em alguns dos celulares da marca e de sua subsidiária Honor - inclusive nos mais recentes Huawei Mate 40.

22/10/2020 às 15:32
Notícia

Huawei anuncia os celulares Mate 40, Mate 40 Pro e Mate 40 Pro+

Os três estarão disponíveis em breve na Europa a partir de €899

É por isso que um dos desenvolvedores do XDA criou o Googlefier. Em tradução livre, o app pode ser chamado algo como "Googleficador", ou seja, ele traz o Google para seu celular.

A Huawei não quis deixar seus usuários na mão e oferece alternativas próprias aos apps da Google. O conjunto inclusive tem um nome quase idêntico: Huawei Mobile Services (HMS). Essas alternativas podem bastar para muitos compradores, mas tem também muitas pessoas que não gostam de mudar os apps que já estão acostumados a usar, e é aí que entra o Googlefier.

Para usar o Googlefier você vai ter que ir nas configurações do celular e permitir a instalação de apps de terceiros não verificados, porque o app deve ser baixado por fora e executado como um arquivo .apk.

Depois disso, o programa vai lhe oferecer um passo a passo para ir restaurando os serviços Google, inclusive a Play Store, onde você vai poder se logar na sua conta e usar normalmente.

Continua após a publicidade

No momento, o Googlefier é compatível apenas com a EMUI 10. Se você atualizou seu sistema para a EMUI 11, ele não vai funcionar. E o pessoal do XDA recomenda também que o smartphone esteja "zerado" antes de tentar usar o Googlefier. Se você já tentou instalar o GMS por outros métodos, é recomendado um reset para as configurações de fábrica e refazer com o Googlefier, se estiver interessado.

Por fim, e bem importante, o app oferece uma opção nele mesmo para remover todas as mudanças e restaurar seu smartphone ao estado original, sem GMS.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.