2020 tem se mostrado como um dos piores anos quando se trata de ataques de tubarões na Austrália - mais australianos foram mortos em ataques não provocados do que em qualquer ano desde 1934. Recentemente um pescador australiano se assustou quando viu um grande tubarão branco perto de seu caiaque. O encontro com o animal foi filmado pelo drone de um amigo.
Drone captura tubarão desistindo de atacar surfista
Drone salva vidas captura momento onde um tubarão desiste de atacar um sufista a centímetros dele
Matthew Smith estava pescando a cerca de 1,5 km da costa de Black Head Beach, ao norte de Tuncurry, quando teve o susto de sua vida ao ver que um grande tubarão branco começou a nadar perto de seu pequeno caiaque. Seu amigo, que estava filmando a pescaria com um drone, foi forçado a assistir impotente quando o gigante de quatro metros começou a se aproximar.
"Olhei para o meu lado e o tubarão estava passando, olhando diretamente para mim", disse Smith. O tubarão circulou por ele, antes de virar bruscamente em direção ao caiaque do pescador. "Eu pensei que provavelmente ia morrer", continuou Smith.
Nick O'Brien, amigo de Smith, assistiu a tudo em tempo real com seu drone mas estava longe demais para ajudar. "Eu meio que comecei a me preocupar, pensando, ‘oh, espero que isso corra tudo bem’", disse O'Brien. O tubarão parecia interessado na âncora do caiaque, com Smith rapidamente lançando-a ao mar. O predador gigante então perdeu o interesse e nadou para longe do caiaque.
Alguns cientistas acreditam que as temperaturas mais frias do oceano causadas pelo fenômeno conhecido como La Niña podem estar fazendo com que os tubarões procurem por presas em outras áreas, resultando no aumento do número de ataques não provocados.
Apesar do susto, Smith não planeja parar de pescar.
Recentemente o surfista profissional Matt Wilkinson também teve um encontro bem próximo com um tubarão na costa de Ballina, em New South Wales. Se não fosse pela filmagem do drone, ele não teria ideia de que um animal desses estava tão próximo. O caso de Matthew Smith foi um pouco diferente, já que o pescador sabia o tempo todo que o tubarão estava por perto.
Via: DroneXL Fonte: 9News