Huawei anuncia Kirin 9000 e 9000E de 5nm com 5G - possíveis últimos SoCs da empresa
Créditos: Divulgação/ Huawei

Huawei anuncia Kirin 9000 e 9000E de 5nm com 5G - possíveis últimos SoCs da empresa

A empresa promete aumento de melhoria nos gráficos de até 50% em relação ao Snapdragon 865+

Leitura Rápida

  • A Huawei acaba de anunciar os seus novos SoCs Kirin 9000, que vão equipar seus smartphones Mate 40
  • Os SoCs são construídos em 5nm, com acesso à 5G
  • Eles prometem maior eficiência energética, melhor desempenho e gráficos impressionantes
  • Esses devem ser os últimos SoCs fabricados pela Huawei, se os problemas com os suprimentos dos Estados Unidos não se resolverem

A Huawei fez um novo grande evento para apresentar seus novos smartphones topo de linha, além de seus novos SoCs 5G, Kirin 9000 e 9000E. Se a situação política da empresa permanecer como está, este pode ser a última linha de processadores fabricadas pela chinesa. Eles trazem melhorias na eficiência, prometendo superar o modem Qualcomm Snapdragon  X55. 

Para começar, é preciso saber que a Huawei está atualmente envolvida em polêmicas com os Estados Unidos. O atual governo, liderado por Donald Trump, está impedindo que a empresa tenha relações comerciais entre as fornecedoras estadunidenses. Isso está afetando vários setores, inclusive a fabricação de SoCs.

Por esse motivo, alguns portais de notícias estão chamando o Kirin 5000 de "último SoC da Huawei". Isso porque a empresa não terá mais suprimentos das companhias estadunidenses para fabricar outras opções. De qualquer modo, os novos chips foram lançados juntamente com a linha topo de linha Mate 40.

22/10/2020 às 15:32
Notícia

Huawei anuncia os celulares Mate 40, Mate 40 Pro e Mate 40 Pro+

Os três estarão disponíveis em breve na Europa a partir de €899

O Kirin 9000 foi desenvolvido no processo de litografia de 5nm. Isso significa que ele é capaz de entregar melhor eficiência energética para os smartphones. Traduzindo, a bateria terá um melhor desempenho. Mesmo com a mesma capacidade de mAh, a tendência é que ela dure mais tempo. 

Além disso, o Kirin 9000 é 5G. Isso o torna o primeiro chip de 5nm integrado com a rede 5G. Ainda não houve uma apresentação da Huawei falando sobre testes de velocidade do dispositivo, mas já é de conhecimento que ele deve suportar downloads de pelo menos 6,5 Gbps, levando em consideração o modem Balong 5000 5G.

Segundo a própria Huawei, o seu modem 5G integrado é cinco vezes mais rápido em uploads e 2 vezes mais rápido em downloads, em comparação com o Snapdragon X55 da Qualcomm. Esse é, atualmente, o modem usado na maioria dos smartphones topo de linha com tecnologia 5G, recentemente lançados. 

Continua após a publicidade

A Huawei está utilizando núcleos Arm Cortex-A77, não Arm Cortex-A78, que é a versão mais recente. Isso faz com que o chip chegue um ano atrasado, uma vez que a Arm já lançou uma opção melhorada para seus núcleos. Devido a isso, os próximos SoCs lançados podem superar o desempenho da Huawei facilmente. 

Apesar disso, o desempenho ainda é competente. A Huawei promete que os seus resultados mostraram um melhoramento em 10% em relação ao Snapdragon 865 Plus, que é a melhor opção da Qualcomm atualmente. É importante destacar que esses testes são feitos nos laboratórios da Huawei, de forma totalmente controlada. Pode ser que o desempenho final, em situações reais, tenha pequenas modificações neste número. 

Huawei Kirin 9000 promete melhoramento em 10% em relação ao Snapdragon 865 Plus

 

O SoC é equipado com a mais recente Arm Mali-G78, que ficará responsável pelos gráficos mostrados nos smartphones. Ele é feito com as configurações de 24 e 22 núcleos, para o Kirin 9000 e 9000E, respectivamente. A Huawei promete 52% a mais de desempenho, comparado novamente ao Snapdragon 865 Plus, usando o benchmark GFXBench como base de comparativo. Ainda é necessário alguns testes comparativos para provar essa informação.

Outra promessa da Huawei é um desempenho de 2,4 vezes em recursos de processamento IA, por meio do NPU, também comparado ao Snapdragon 865 Plus. Também foi comentado que o Kirin 9000 teve melhoramentos no processamento de imagem com o seu ISP quad-core de sexta geração.

Segundo os dados divulgados pela Huawei, o ISP tem 50% a mais de taxa de transferência do que a geração anterior e 48% de melhoria na redução de ruído de vídeo. Ele também possui 25% de CPU, 150% de NPU e 50% de eficiência de GPU, em relação ao melhor SoC da Qualcomm.

O Kirin 9000 apreente um salto na performance, especialmente nos gráficos. Isso deve tornar o desempenho em games muito superior à atual geração

Em resumo, o Kirin 9000 deve ter melhorias enormes na performance. Pelo que é possível ver na apresentação da empresa, o foco está bastante voltado para o processamento dos gráficos dos smarphones. Isso significa que o desempenho em games deve ser consideravelmente melhor que as versões anteriores. 

Continua após a publicidade

A Huawei está adicionando o Kirin 9000 nos seus modelos topo de linha: Mate 40 Pro e Mate 40 Pro Plus. A segunda opção do chip, o Kirin 9000E, está presente na opção Mate 40, que é um pouco mais acessível, com algumas economias. Além de dois núcleos a menos, o desempenho deve ficar bastante similar em ambas as opções. Os smartphones acabam de ser lançados e devem chegar ao mercado em breve. 

Via: Android Authority
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.