Samsung quer revolucionar a indústria das TVs com nova tecnologia de QLED azul
Créditos: Recordere.dk

Samsung quer revolucionar a indústria das TVs com nova tecnologia de QLED azul

Fabricante está trabalhando para enfrentar a curta vida útil dos LEDs azuis

Na corrida para alcançar melhores telas e dominar o concorrido mercado premium de Smart TVs, LG e Samsung são duas das empresas que mais investem na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais avançadas de display. Nessa semana foi a vez da Samsung surgir com uma novidade, através de uma publicação na Nature. A empresa está trabalhando em novos diodos QLED azuis, que acredita que vão estabelecer um novo padrão líder para a indústria de TVs.

18/08/2020 às 19:30
Vídeo

Tiramos da caixa a Q80T, TV QLED da Samsung voltada para o pú...

TV [email protected] com baixíssimo input lag, 06 canais de áudio com som em movimento e FreeSync são alguns dos...

Telas com painéis de iluminação feitos de LED usam uma cor específica em sua fabricação que, então, é iluminada de maneiras diferentes para a mistura das cores das luzes e dos LEDs usados resultarem nos milhões de cores necessários para exibir imagens. Cada empresa oferece diferentes soluções no que imagina que entrega melhores resultados, e a Samsung agora acredita que o futuro vai ser os seus QLEDs na cor azul.

A ideia de usar LEDs na cor azul não é nova, mas isso não tem sido feito porque, apesar de suas vantagens, essa é a opção de cor com menor vida útil. A Samsung alega que aplicou soluções para estender a duração de seus Blue QLEDs, o suficiente para usá-los em algum produto no futuro.

Segundo o artigo publicado por pesquisadores da empresa na Nature, a sua tecnologia Blue QLED oferece eficiência de luz até 20,2% maior e uma luminância de 89.000 nits. E essas vantagens vêm com uma expectativa de vida de 16.000 horas para seus LEDs. O problema é que essas horas de vida útil foram medidas com apenas metade do poder de brilho de cada QLED.

Infelizmente, a solução usada pela Samsung para aumentar um pouco a vida útil de seus QLEDs azuis não é o tipo de coisa fácil de explicar em termos simples, mas quem quiser saber mais sobre as partes mais técnicas da nova tecnologia pode conferir no site da Samsung.

É importante, no entanto, gerenciar expectativas sobre sua primeira TV feitas com QLEDs azuis. Essa é uma publicação de um estudo em andamento. Ainda vai um bom tempo até sua conclusão e avaliação da viabilidade comercial da solução. Até lá, vale mais ficar de olho nas TVs de mini-LED e micro-LED que a Samsung deve lançar já no próximo ano.

Via: SamMobile Fonte: Samsung
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.