Microsoft anuncia Azure Modular Datacenter (MDC) - um datacenter num contêiner
Créditos: Microsoft

Microsoft anuncia Azure Modular Datacenter (MDC) - um datacenter num contêiner

Servidor fechado e protegido foi projetado para ser usado em áreas difíceis

A Microsoft anunciou um novo datacenter que cabe todo numa caixa protegida. O Microsoft Azure Modular Datacenter (MDC) parece um contêiner quando visto de longe - e realmente não está muito distante de ser um. A diferença é que ele carrega dentro servidores completamente operacionais e pode ser usado para transportar e instalar o equipamento em áreas de difícil acesso ou estabelecimento complicado.


(Divulgação/Microsoft)

A empresa criou o MDC pensando por exemplo em centros de comando móveis, assistência humanitária ou até missões militares. Nesses casos a operação pode pedir um datacenter e nem sempre tem um local adequado para a instalação. O trecho abaixo vem do post oficial da Microsoft em seu blog:

É por isso que o Azure Modular Datacenter foi feito para funcionar com frequência de rádio, ou em redes com banda baixa ou até mesmo ser completamente desconectado. Ele é compatível também com conectividade via satélite em alguns casos pelo Azure Space.

Como dito antes, o MDC vem numa solução transportável, podendo ser levado como se fosse uma carreta de caminhão - como um contêiner mesmo. Segundo a Microsoft, ele oferece um valor de retorno "quase imediato", porque já sai pronto para o uso. 


(Divulgação/Microsoft)

Continua após a publicidade

O datacenter em contêiner já está disponível e até em uso por algumas empresas.

Fonte: Microsoft
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.