Windows 10 está recebendo atualização de outubro com novo menu iniciar e mais
Créditos: Divulgação/ Microsoft

Windows 10 está recebendo atualização de outubro com novo menu iniciar e mais

O pacote de update já está começando a ser distribuído com melhorias gerais no sistema

Leitura Rápida

  • A Microsoft está começando a enviar a versão de outubro do Windows 10 para milhões de usuários
  • O update é mais um Service Pack do que uma grande atualização
  • Isso significa que vários pontos foram melhorados, mas não há grandes mudanças
  • As maiores alterações foram no design do menu iniciar
  • O atalho ALT + TAB também foi modificado
  • Houve algumas mudanças no modo tablet
  • As configurações de monitores gamers também foram melhoradas
  • A atualização já está disponível para muitos usuários, mas alguns modelos de PCs ainda precisam de uma versão mais estável, portanto deve demorar algumas semanas para chegar

A Microsoft acaba de anunciar o update de outubro para o Windows 10. Essa versão é chamada de "Service Pack", que pode ser traduzida como um "pacote de serviço". Isso significa que ele foi lançado para corrigir diversas funções do sistema. Apesar disso, a gigante de softwares também adicionou algumas novidades. O menu iniciar passou por modificações, assim como o comando ALT + TAB

Comunicado oficial Windows 

Além das duas principais modificações do sistema, mencionadas acima, a Microsoft também fez o agrupamento do novo Microsoft Edge com o Chromium. Outra função que passou por aprimoramentos é o "Modo tablet". Em PCs chamados de 2 em 1, quando a tela for separada da base, o sistema vai reconhecer imediatamente e não vai ficar avisando o usuário. 

O que mais chama a atenção é o menu iniciar. As alterações são bastante visuais, que prometem melhorar a usabilidade do sistema. As cores sólidas dos blocos dos ícones foram trocadas por um fundo transparente. Isso é válido para a parte que fica mais a direita da aba, que mostra as principais funções e aplicativos.

O menu iniciar tem a mesma função e nenhum app foi trocado. A única diferença está nas cores dos blocos. Isso torna a visualização mais leve e deixa a procura mais prática e rápida. 

Continua após a publicidade

Uma outra mudança foi no famoso atalho ALT + TAB. Para quem não sabe, ele é usado para alterar as abas abertas. Por exemplo: navegar entre Photoshop, browser, bloco de notas ou documento em planilhas, ou qualquer outro app que estiver aberto. Ele dispensa o uso do mouse e faz a troca de forma mais rápida.

O update de outubro traz um pouco da experiência clássica do atalho. Isso porque será possível navegar entre todas as guias abertas no Microsoft Edge. Agora, você tem a opção apenas de abrir o navegador, mas não trocar suas abas. Isso vai poder ser feito depois da atualização. 

Também houve modificações para melhorar a experiência em games. A Microsoft está facilitando as configurações de controle de taxas de quadros em monitores. O objetivo é extrair o máximo de qualidade que o monitor do usuário entrega, portanto o modo de configurar foi alterado.

Depois da atualização será possível alternar para taxas de atualização mais altas diretamente no painel de configurações do Windows 10. Para acessar basta ir em: Configurações  < Sistema < Vídeo - Configurações avançadas de vídeo.

12/08/2020 às 19:30
Artigo

Windows 10 completa cinco anos - veja evolução do Sistema Ope...

O sistema operacional mais recente da Microsoft passou por várias transformações

Essas são as principais modificações, mas os usuários também vão notar algumas melhorias pouco menores. Por exemplo: As notificações contam com o logo dos apps, a barra de tarefas foi organizada, o modo tablet não apresenta algumas notificações desagradáveis, entre outras pequenas melhorias.

Além disso, pequenas correções foram feitas, o modo Xbox no Windows também teve alguns aprimoramentos. Como mencionamos logo no início, essa é mais uma atualização de serviço do que um grande pacote de modificações. 

O início da distribuição da atualização já iniciou. Apesar disso, pode ser que nem todos os usuários recebam as novidades ao mesmo tempo. A Microsoft está selecionando máquinas estáveis, que podem receber as novidades sem enfrentar problemas. Isso significa que pode ser que demore algum tempo até chegar para todos os clientes. 

Continua após a publicidade

Caso queira instalar as novidades imediatamente, você pode verificar se não há atualizações disponíveis para o seu computador. A Microsoft geralmente avisa quando há essas novidades e já atualiza imediatamente. Apesar disso, em atualizações passadas houve a opção de desabilitar o update automático.

Caso queria verificar se as novidades estão disponíveis acesse: Configurações  <  Atualização e segurança < Windows Update. Se a mensagem informando que sua máquina está na última versão aparecer, é porque ainda vai demorar algumas semanas para ser disponibilizada para sua máquina. 

Para mais informações sobre a atualização acesse o Blog oficial do Windows.

Via: Guru 3D, The Verge Fonte: Blog Windows
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.