Canon anuncia três novos sensores de imagem, incluindo um de 250MP
Créditos: Reprodução/Canon

Canon anuncia três novos sensores de imagem, incluindo um de 250MP

Novos sensores anunciados pela empresa são o LI8020SAC/LI8020SAM, LI3030SAI/LI3030SAM e o LI7050SAC

A Canon anunciou nesta semana três novos sensores CMOS de imagem: LI8020SAC/LI8020SAM com resolução ultra-alta, LI3030SAI/LI3030SAM com sensibilidade ultra-alta e o LI7050SAC com alta resolução.

De acordo com o anúncio da Canon, o sensor CMOS LI8020SAC (cor)/LI8020SAM (monocromático) com resolução ultra-alta de aproximadamente 250 milhões de pixels fornece imagens detalhadas em uma ampla variedade de aplicações e situações. O sensor ajudará a atender às necessidades dos fabricantes para inspecionar painéis que frequentemente exibem conteúdo 4K ou até 8K. 

15/09/2020 às 09:37
Notícia

Samsung anuncia quatro novos sensores ISOCELL de até 108MP

Os quatro novos sensores são o ISOCELL HM2 de 108MP, o ISOCELL GW3 de 64MP, o ISOCELL GM5 de 48MP e o...

A empresa diz que o sensor também pode ser uma ferramenta para produção de vídeo, arquivamento digital, monitoramento de grandes áreas e para a indústria médica graças à sua resolução ultra-alta. Por causa da altíssima contagem de pixels do sensor, as imagens podem ser capturadas mantendo sua qualidade mesmo se uma área da imagem tiver sido cortada e ampliada usando zoom eletrônico.

O novo sensor pode capturar vídeo em uma resolução aproximadamente 125 vezes maior que a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e cerca de 30 vezes maior que a resolução 4K (3840 × 2160 pixels). Já imagens estáticas podem ser capturadas a uma velocidade de aproximadamente cinco quadros por segundo, mesmo lendo todos os pixels.


Imagens podem ser capturadas mantendo sua qualidade mesmo se uma
área da imagem tiver sido cortada e ampliada usando zoom eletrônico
(Reprodução/Canon Japan)

Uma leitura rápida de sinal de 1,25 bilhão de pixels por segundo ajuda a evitar a possibilidade de qualquer atraso ou desvio de sinal. A leitura rápida do sinal é conseguida com o avanço na miniaturização do circuito e a tecnologia de processamento de sinais. Quando o recurso Read Return on Investment (Region of Interest) é utilizado, a taxa de quadros do sensor pode ser aumentada selecionando uma área e reduzindo a quantidade de informações a serem lidas.

Continua após a publicidade

Se um usuário não precisa da entrada de cada pixel, a função de leitura ROI permite que você leia cada pixel a cinco fps, 8K a 24 fps, 4K a 30 fps e Full HD a 60 fps. O sensor também possui uma "função de diluição de leitura" que permite a leitura em alta velocidade, reduzindo o número de pixels verticais a serem lidos fora da área completa, permitindo a seleção de um formato de dados de saída que atenda às necessidades dos usuários.

O LI3030SAI (RGB-IR)/LI3030SAM (monocromático) é um sensor CMOS de 35mm com sensibilidade ultra-alta com um tamanho de pixel de 19 micrômetros que permite a captura de imagens em ambientes com pouca luz onde pode ser difícil identificar o alvo da captura a olho nu.

Os recursos de sensibilidade do LI3030SAI permitem que os usuários vejam a pupila de um olho humano através de óculos de sol, por exemplo.

O sensor pode ler 2160 x 1280 pixels, o que é mais largo que a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o que faz dele uma solução adequada para aplicações como observação astronômica, monitoramento e aplicações industriais que requerem imagens de alta resolução com uma proporção específica.

Em comparação com modelos similares da Canon, a sensibilidade do sensor LI3030SAI/LI3030SAM é aproximadamente 2,3 e 3 vezes maior na faixa quase infravermelha. Os recursos de sensibilidade do LI3030SAI permitem que os usuários vejam a pupila de um olho humano através de óculos de sol, por exemplo. Já os recursos de sensibilidade do LI3030SAM permitem que os usuários capturem imagens móveis monocromáticas e podem reduzir a aparência de poeira, melhorando assim a observação astronômica. Ao atribuir um pixel do filtro de cor como pixel para a região quase infravermelha, é possível adquirir simultaneamente imagens de movimento em cores e em quase infravermelho com um único sensor mesmo sob condições de baixa luz.

Por último, o LI7050SAC é um sensor CMOS de alta resolução da Canon recomendado para câmeras de segurança devido a sua alta sensibilidade e custo. Com tamanho de pixel de 4,1 micrômetros e resolução de aproximadamente 2,12 milhões de pixels, o sensor fornece um suporte para High Dynamic Range (HDR) com taxas de quadros de 30fps e 60fps.  Além disso, o sensor possui um nível de sensibilidade verde de 54.000 e pode ler 1936 x 1096 pixels, o que é ligeiramente maior que a resolução HD.

O anúncio da Canon não menciona quando os primeiros produtos equipados com os novos sensores estarão disponíveis. Mais informações sobre os sensores de imagem da empresa podem ser encontradas em canon-cmos-sensors.com.

Via: PhotoRumors, SlashGear Fonte: Canon
User img

Fabio Rosolen

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.