Atualização do Photoshop traz
Créditos: GraphFutur no DeviantArt

Atualização do Photoshop traz "filtros neurais" impressionantes baseados em IA

Novos filtros re conhecem e permitem alterar rostos com facilidade

O Photoshop é um dos programas de edição de imagem mais usados por profissionais no mundo. Mas uma nova atualização do aplicativo traz ferramentas tão simples que qualquer pessoa vai conseguir usar. Os "neural filters" (filtros neurais) conseguem alterar o rosto de pessoas em foto com muita facilidade, deixando todo o trabalho complexo da edição para a inteligência artificial (IA).


(Reprodução/The Verge)

A atualização do programa leva o Photoshop para sua versão 22.0 e traz os filtros neurais. Com eles, o programa usa IA para rastrear o rosto de pessoas numa foto e depois deixa o usuário mexer em diversas variáveis, como idade, quantidade de cabelo, sorriso... Dá até pra ajustar traços de expressão, como felicidade, raiva ou surpresa. São usadas "barrinhas" para determinar o nível de aumento ou redução, como se fosse a criação de um personagem em um vídeo game.

Esses são somente alguns dos recursos. Os filtros neurais podem ser usados em outros aspectos da imagem, pra mexer na paisagem, na distribuição de luz, nas cores, enfim, uma infinidade de características.

Para alcançar a complexidade de suas novas ferramentas para o Photoshop, a Adobe está usando um sistema chamado GAN: generative adversarial networks. Pode ser traduzido como redes geracionais adversárias, ou algo assim.

Essa tecnologia é um formato de aprendizado de máquina que tem se mostrado positivo em aplicações que trabalham com imagens. O processo, explicado de maneira exageradamente simplificada, envolve "ensinar" as inteligências artificiais usando imagens editadas de "antes" e "depois" para o computador aprender aos poucos os tipos de retoques que são feitos em cada situação, e como são feitos.

Continua após a publicidade

A preocupação da Adobe no uso dessa rede, conforme a empresa explicou ao The Verge, é evitar resultados tendenciosos. Por causa de padrões de beleza estabelecidos na sociedade, existe um volume muito grande de um tipo específico de aparência na maioria das imagens enviadas à internet, o que pode deixar o sistema GAN menos preciso na edição de fotos de pessoas com características físicas que são consideradas minorias.

Fonte: The Verge
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.