Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu nesta madrugada no Brasil
Créditos: ABC

Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu nesta madrugada no Brasil

Chamado de Orionídeos, fenômeno espacial será visível em todo o país

Uma chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no Brasil durante a madrugada entre terça (20) e quarta (21), próximo da constelação de Orion (mesma região das Três Marias). O fenômeno conhecido como Orionídeos poderá ser assistido sem equipamentos especiais até quinta-feira (22), mas o pico do evento espacial ocorre na noite de hoje.

De acordo com especialistas, o melhor horário para acompanhar o fenômeno celeste é após a meia-noite. Além disso, locais que são afastados da cidade ou possuem pouca iluminação noturna também terão uma visão mais clara dos meteoros.


(Imagem: ClimaTempo/iStock/Reprodução)

"Toda e qualquer luz ofusca o brilho dos meteoros, inclusive da Lua", disse Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru, ao R7.

Locais em que a chuva de meteoros será visível


A chuva de meteoros pode ser vista em todo o Brasil e terá maior incidência no norte do país. (Imagem: Bramon/Época/Reprodução)

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, a chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Brasil, mas será mais intensa em algumas regiões. Segundo os especialistas, cerca de 20 corpos celestes devem aparecer nas regiões Norte e Nordeste. 

As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul também serão contempladas com a chuva de meteoros, mas com incidência de 17 a 15 corpos celestes aparecendo em cada uma das partes do Brasil.

Assista online

Caso você não tenha uma vista aberta para a constelação de Orion e não consiga acompanhar o evento, também será possível assistir aos meteoros pela internet. A Sociedade Americana de Meteoros fará uma transmissão ao vivo da chuva em seu canal do Youtube, que pode ser acessado aqui ou no player abaixo.

Continua após a publicidade

Os meteoros do fenômeno Oriónidas são detritos do icônico Cometa Halley, que deixou rastros durante sua passagem pelo Sistema Solar. A chuva de meteoros costuma acontecer durante todo o mês de outubro, mas o pico tende a acontecer nessa época do ano.

E aí, você vai ficar acordado de madrugada para acompanhar a chuva de meteoros?

Via: Época, R7
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.