Novo golpe do WhatsApp usa perfis falsos para roubar usuários
Créditos: WhatsApp

Novo golpe do WhatsApp usa perfis falsos para roubar usuários

Hackers conseguiram cerca de R$ 500 mil criando contas moldadas com dados vazados

Após os brasileiros serem assolados pelo golpe do WhatsApp clonado, outra falcatrua envolvendo o aplicativo de mensagens começou rodar o país. Os especialistas de segurança da Kaspersky informam que hackers estão utilizando perfis falsos no serviço para tentar enganar usuários desatentos.

Segundo a companhia, o golpe utiliza informações que foram vazadas na internet ou aparecem em bancos de dadosvendidos online para montar um perfil falso no Whatsapp com um número diferente. Assim, a vítima que teve o perfil copiado nem mesmo sabe que suas informações estão em uso.


(Imagem: Business Insider/Reprodução)

Após criar um perfil falso e até buscar fotos ilustrativas no Facebook da pessoa que está sendo copiada, o criminoso envia mensagens para amigos e familiares. Segundo a Kaspersky, os golpistas mandam mensagens para pessoas conhecidas da vítima dizendo ao estilo "troquei meu celular", dando uma justificativa para o número diferente. 

15/01/2020 às 20:11
Artigo

Golpe do Whatsapp clonado usa a ingenuidade dos usuários para...

A engenharia social é a principal arma dos cibercriminosos

Os golpes de falsificação fizeram tanto estrago que uma operação chamada Data Broker foi deflagrada em Goiás para investigar os casos. Segundo estimativas da Polícia Civil, os golpistas conseguiram roubar cerca de R$ 500 mil utilizando o golpe, que também é alvo de um inquérito em São Paulo.

A Kaspersky indica que os usuários devem manter a autenticação em duas etapas sempre ativada para evitar golpes. Porém, como esse roubo de identidade costuma não usar o número da vítima diretamente, a melhor forma para se proteger é prestar atenção.

Quando alguém te enviar mensagens solicitando dinheiro, sempre tente entrar em contato com a pessoa antes de realizar transferências. A dica é realizar uma ligação para garantir que não se trata de um golpe.

Além disso, evite deixar seus dados pessoais expostos na internet. Afinal, sua informações podem parar em um banco de dados e virar tema para um golpe do tipo.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.