SpaceX faz o 13º lançamento de satélites Starlink - veja imagens
Créditos: Reprodução/ Trevor Mahlmann para Ars

SpaceX faz o 13º lançamento de satélites Starlink - veja imagens

Starlink pretende realizar um novo envio de satélites dia 21 de outubro

Leitura Rápida

  • Enfim o 13º lançamento da Starlink aconteceu
  • Esse envio já havia sido cancelado outras quatro vezes
  • No dia 18 de outubro mais 60 satélites foram colocados em órbita
  • O objetivo da Starlink é oferecer um serviço de internet via satélite, que deve começar a ser testado ainda em 2020
  • Outro lançamento está marcado para acontecer no dia 21 de outubro
  • Se tudo correr conforme o planejado, será o terceiro envio apenas em outubro

A SpaceX realizou no último domingo (18) o 13º lançamento de satélites operacionais Starlink. Com isso, as empresas espaciais de Elon Musk, adicionam mais 60 satélites em órbita no espaço. Tudo aconteceu de forma muito silenciosa, como se fosse uma operação de rotina na Flórida, Estados Unidos.

Algumas imagens impressionantes do lançamento foram captadas. Você pode vê-las ampliadas clicando nos ícones abaixo:

Esse lançamento precisou ser adiado por quatro vezes. As datas de envio estavam sendo canceladas por motivos climáticos e, duas vezes, por falhas mecânicas. No último domingo tudo correu conforme o planejado e o lançamento finalmente aconteceu.

02/10/2020 às 10:55
Notícia

Satélite da Starlink tem sua decolagem abortada pela quarta v...

O 13º satélite tem enfrentado diversos problemas para o lançamento

A Starlink tem o objetivo de colocar centenas de satélites em órbita para oferecer um serviço de internet. É esperado que o serviço comece com uma versão "beta" até o final do ano. Para que isso possa acontecer, a empresa precisa fazer diversos lançamentos. 

Contando com esse último envio, a Starlink possui atualmente 835 satélites em órbita. Todos eles foram lançados em um período de um ano e meio. Em entrevista, o vice-presidente de confiabilidade, Hans Koenigsmann, disse que um dos seus objetivos era "tirar a 'magia' dos lançamentos de foguetes". Ou seja, fazer com que eles fossem cada vez mais comuns.

Como falamos anteriormente, o objetivo é oferecer o serviço de internet o mais cedo possível. Para isso, novos lançamentos precisam ser feitos com frequência. É isso que a Starlink promete. O 14º envio já tem data marcada para amanhã, dia 21 de outubro. O esperado é de que mais 60 satélites Starlink sejam lançados do Space Launch Complex-40, na Flórida.

Continua após a publicidade

A empresa parece otimista com o envio. Há 60% de chance que o clima esteja favorável para o lançamento. A programação é de que o foguete vá a órbita às 12h29 ET, que é às 13h29 no horário de Brasília. Se tudo correr conforme o previsto, essa será a terceira vez que a Starlink faz um lançamento em outubro. 

A meta é de que a Starlink seja capaz de lançar 120 satélites por mês. Se o 14º lançamento ocorrer conforme o previsto, pode ser que a empresa até ultrapasse a sua marca proposta

Via: ArsTechnica
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.