Drones com
Créditos: Fortune

Drones com "bolas de fogo" se mostram eficazes no combate a incêndios nos EUA

Tecnologia é considerada um dos maiores avanços do ano na segurança contra chamas

Bombeiros e autoridades de segurança de parques da Califórnia estão usando drones para combater os incêndios selvagens que atingiram proporções recordes neste ano no estado dos EUA. Uma das tecnologias trazidas por esse processo está sendo considerada como a maior inovação do ano na luta contra chamas, segundo a National Geographic.

A tecnologia em questão é um acessório desenvolvido pela Drone Amplified e que pode ser conectado a um drone profissional DJI Matrice 600. Esse acessório é uma espécie de funil e comporta 450 esferas do tamanho de bolinhas de pingue-pongue.

Essas pequenas esferas são conhecidas como Dragon Eggs (ovos de dragão) e são chamadas também de "bolas de fogo", porque sua função é justamente se incendiar.

Pode parecer contra-intuitivo combater "fogo contra fogo", mas a função desses ovos de dragão é de serem lançados em locais estratégicos - e seguros - para queimar os recursos que poderiam ser usados como combustível pelo incêndio descontrolado e impedi-lo de avançar.


(Divulgação/Drone Amplified)

As esferas de chamas já são usadas há anos no combate a incêndios selvagens, então está na inovação de lançá-las com o auxílio de drones a grande diferença do seu uso em 2020. As autoridades envolvidas tiveram muitos elogios à tecnologia, principalmente em relação ao seu alcance e segurança.


(Reprodução/USA Today)

Helicópteros e pequenos aviões costumam ser usados no combate a grandes incêndios, mas a fumaça e fuligem causada pelo fogo pode ser um impedimento para seu uso em alguns casos. Drones usam tecnologias para "ver" através da fumaça, e também não envolvem vidas humanas no caso de acontecer algum acidente - "um bônus é que você pode fazer operações à noite e trabalhar em condições fumacentas, porque se um drone cai, ninguém morre" - disse Simon Weibel à National Geographic. Weibel é um bombeiro com anos de experiência que agora trabalha para a Drone Amplified.

Continua após a publicidade

15/10/2020 às 10:49
Notícia

DJI lança primeira solução Lidar integrada em nova carga para...

Zenmuse P1 e Zenmuse L1 fazem sua estreia, e L1 inclui a avançada tecnologia de sensores

Além da segurança, os drones são usados para alcançar áreas que são de acesso complicado para alguém a pé, e lançar ovos de dragão em mais opções de lugares estratégicos para conter os incêndios.

Via: DroneXL Fonte: National Geographic
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.