NASA vai transmitir ao VIVO missão OSIRIS-REx coletando de amostra de asteroide
Créditos: Reprodução/NASA

NASA vai transmitir ao VIVO missão OSIRIS-REx coletando de amostra de asteroide

Teleconferência acontecerá amanhã, 20 de outubro, pelo site oficial da missão

A NASA vai transmitir ao vivo o trabalho da missão OSIRIS-REx, mostrando em tempo real sua sonda coletar amostras do asteroide Bennu que está próximo à Terra. O streaming da coleta acontece amanhã, terça-feira, 20 de outubro, por volta das 19h (horário de Brasília) e será transmitido pelo site oficial da missão. Bennu foi descoberto em 11 de setembro de 1999; a sonda OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer) foi lançada em 2016 e está planejada retornar à Terra em setembro de 2023.

OSIRIS-REx - Página da missão

A cobertura ao vivo vai começar mostrando o pouso da sonda na superfície do asteroide para sua manobra “Touch-And-Go” (TAG), gerenciada pela Lockheed Martin Space, às 18h (horário de Brasília) na NASA Television e no site da agência. A manobra de saída da órbita está planejada por volta das 14h50, e todos os detalhes da missão serão compartilhados pelo Twitter (@OSIRISREx) onde a mídia e o público poderão fazer perguntas usando a hashtag #ToBennuandBack.

A OSIRIS-REx está orbitando o asteroide Bennu há dois anos, e o pouso no terreno rochoso deverá ser complicado. Você pode conferir abaixo uma imagem da previsão de pouso. A marca "X" indica onde a sonda deverá pousar.

De acordo com a NASA, Bennu tem mais de 4,5 bilhões de idadecontém material do início do sistema solar e pode conter os precursores moleculares da vida e dos oceanos da Terra. O asteroide tem quase a mesma altura do Empire State Building e pode, potencialmente, colidir com a Terra no final do próximo século. A chance é de 1 em 2.700 de impactar nosso planeta durante uma de suas próximas abordagens.

23/04/2019 às 19:05
Notícia

Nasa publica foto de asteroide Bennu, que vai passar perto da...

Imagens foram feitas pela sonda OSIRIS-REx, que foi enviada especificamente para essa tarefa

Continua após a publicidade

Depois da transmissão da coleta de amostras ao vivo na terça-feira, haverá uma coletiva de imprensa pós-amostragem no dia 21. Além da coletiva, a agência irá mostrar novas imagens e vai trazer pesquisadores e gerentes do projeto para compartilharem informações sobre a missão. Você pode conferir a programação oficial da NASA neste link.

Fonte: NASA
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.