Adobe revela nova ferramenta no Photoshop que identifica fotos alteradas
Créditos: Reprodução/Adobe

Adobe revela nova ferramenta no Photoshop que identifica fotos alteradas

Recurso irá mostrar créditos e quais tipos de edições foram feitas na imagem

A Adobe está adicionando ao Photoshop uma nova ferramenta chamada "Adobe Content Authenticity" para ajudar os usuários a reconhecerem a autenticidade em imagens e dar os devidos créditos aos criadores. A ferramenta ainda é um protótipo e faz parte da iniciativa de código aberto da Adobe, permitindo aos criadores adicionar seu nome, localização e editar o histórico de edição das fotos. De acordo com a empresa, esse novo recurso irá atribuir uma característica “inviolável” para a imagem, permitindo distinguir melhor imagens autênticas de falsas.

Confira abaixo uma pequena demonstração em vídeo (em inglês) de como Adobe Content Authenticity irá funcionar:

Preocupada com várias ocorrências de imagens falsas e alteradas, a Adobe tem colaborado com seus parceiros (Microsoft, BBC, Qualcomm e outros) para criar o protótipo da ferramenta de identificação de autenticidade. A marca demonstrou no vídeo acima como incluir os créditos e histórico em uma imagem composta criada no programa. Usando a ferramenta de atribuição, o Photoshop pode marcar automaticamente o fotógrafo original, o criador que produziu a montagem e as atividades de edição usadas.

É importante lembrar que o recurso pode ser totalmente desativado, portanto, ele só pode rastrear conteúdo autêntico se os criadores quiserem. De qualquer forma, é uma ótima iniciativa para editores de fotos e montagens que querem deixar claro que seu conteúdo não é "cru", evitando confundir espectadores e outros usuários do Photoshop que foram trabalhar em suas imagens.

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As imagens exportadas para a rede de sites Behance também mostram as informações, incluindo o aplicativo usado. É possível também conferir um relatório completo de uma imagem no site de verificação da Adobe e até mesmo consultar a foto original em comparação com a imagem composta final.

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Por enquanto, a ferramenta funciona apenas com imagens, mas a Adobe e seus parceiros planejam eventualmente expandi-la para outros tipos de mídia, incluindo vídeo para identificar deepfakes. O Adobe Content Authenticity poderá ser testado por usuários selecionados no Photoshop e Behance por meio de uma versão beta nas próximas semanas.

Via: The Verge
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Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

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