NASA e Nokia irão implementar rede de internet 4G na lua
Créditos: Divulgação NASA / Nokia

NASA e Nokia irão implementar rede de internet 4G na lua

Essa ação é parte do programa Artemis que levará humanos a Lua novamente em 2024

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (em inglês: National Aeronautics and Space Administration - NASA) iniciou em 2017 o seu novo programa espacial para levar humanos a Lua. Chamado de Artemis, o projeto pretende lançar as primeiras pessoas para o nosso satélite em 2024, e os primeiros passos para isso já começaram a ser dados pela a agência.

Rede irá melhorar a comunicação entre os astronautas que estiverem na Lua.

Recentemente a NASA anunciou os planos para implementar uma rede de comunicação na Lua, e semana passada foi divulgado que a Nokia foi a empresa escolhida para construir a primeira rede móvel 4G no satélite natural da Terra. 

O braço de pesquisa industrial da empresa de telecomunicações finlandesa nos Estados Unidos, chamado de Bell Labs, oferecerá o seu equipamento e know-how a NASA. Com isso a empresa pretende ajudar a construir e implementar a rede até o final de 2022.

A Nokia afirma que a rede 4G permitirá que os astronautas realizam uma série de atividades, incluindo chamadas de voz e vídeo, envio de dados importantes e distribuição de cargas úteis.

Veja mais sobre o programa Artemis da NASA.


Créditos: NASA

Em seu blog a NASA afirma ter concedido à Nokia US $ 14,1 milhões de dólares, aproximadamente 78,6 milhões de reais em conversão direta, para a realização do projeto. Esse é um dos vários investimentos nos chamados “pontos de inflexão” da agência com foco na exploração lunar. Segundo apurado pela CNBC a empresa finlandesa pretende lançar 5G na lua futuramente também.

“O sistema poderia suportar comunicações da superfície lunar em distâncias maiores, velocidades aumentadas e fornecer mais confiabilidade do que os padrões atuais.”

Continua após a publicidade

- Afirmou a NASA sobre a nova rede proposta.

Com isso a gigante finlandesa sai com uma vitória importante na área de telecomunicações, a Nokia vem competindo com a chinesa Huawei e a sueca Ericsson pelos lucrativos contratos de 5G

Esse combate vai ocorrendo enquanto as operadoras tentam convencer as pessoas a mudarem para os serviços de 5G, que trazem velocidades de download muito mais rápidas e uma menor latência para o usuário. Novos dispositivos já estão vindo equipados com suporte a essa nova rede, um exemplo é o recém anunciado Iphone 12, o primeiro da Apple a suportar rede 5G.

Programa Artemis

15/10/2020 às 14:30
Notícia

SpaceX ganha US$ 53 milhões da NASA para testar reabastecimen...

Projeto em larga escala irá testar o transporte de combustível no espaço

Em 2017 a NASA teve a autorização para iniciar seu novo projeto para levar humanos a Lua. O Artemis enviará as primeiras pessoas ao nosso satélite em 2024, planejando uma presença “sustentável” da humanidade na Lua até em 2028

Para o lançamento, que será o primeiro deste tipo em cinco décadas, a agência espacial escolheu a SpaceX, empresa de Elon Musk, Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Dynetics, empresa que não tem nenhum super bilionário por trás. 

Essas empresas irão desenvolver os aterrissadores humanos que serão responsáveis pela chegada segura dos passageiros na Lua.

Fonte: CNBC, NASA
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.