Adobe Lightroom Classic 10.0 já está disponível com gradação de cores e mais
Créditos: Reprodução/Adobe Photoshop Lightroom

Adobe Lightroom Classic 10.0 já está disponível com gradação de cores e mais

Nova versão traz melhorias de desempenho e recursos avançados

A Adobe lançou oficialmente o Lightroom Classic 10.0, versão atualizada do programa que traz várias de melhorias de desempenho e novos recursos, incluindo recursos avançados de gradação de cor controlada para sombras. Com a ferramenta, usuários podem controlar a cor separadamente em meios-tons, sombras e realces, ou ajustar a cor da imagem no geral. A interface Color Grading substitui Split Toning e é muito semelhante ao painel Lumetri do Adobe Premier.

Adobe Lightroom

Confira no vídeo abaixo uma prévia de algumas ferramentas da versão: 

O Lightroom Classic 10.0 também inclui melhorias de desempenho divulgadas pela Adobe no final do mês passado. A empresa promete uma edição mais rápida ao usar pincéis e gradientes quando a aceleração da GPU está ativada. Além disso, a nova versão oferece rolagem mais rápida pela Grade da Biblioteca, Pastas e Coleções, especialmente para usuários com grandes catálogos.

Com Color Grading, é possível ajustar a matiz, saturação e luminância movendo o ponto em cada roda de cores. Ao fazer ajustes, se você segurar a tecla Shift ou a tecla Comando, você restringirá o movimento da roda para ajustes de Saturação ou Matiz, respectivamente. O novo painel também conta com controles deslizantes de Mesclagem e Equilíbrio para ajustar a quantidade de sobreposição entre as sombras e os realces e equilibrar os efeitos, respectivamente.

Na opção Equilíbrio, se o valor for maior que zero, o efeito dos destaques será aumentado. Um valor abaixo de zero aumenta o efeito das sombras. Para recriar o efeito do antigo efeito Split Toning, defina o controle deslizante Mesclagem para 100.

Como explicado pelo site DPreview, existe agora um controle aprimorado sobre os níveis de zoom com as novas opções de zoom Scrubby e Box ao usar as visualizações de Lupa, Comparação e Referência no Lightroom. O Zoom Scrubby pode ser usado enquanto arrastado para os lados pressionando Shift (disponível com a aceleração da GPU). Enquanto isso, o Box Zoom está disponível em Biblioteca e Desenvolvimento pressionando Ctrl no Windows ou Comando no macOS enquanto desenha uma caixa com o cursor. O painel Navegação também foi atualizado e agora oferece as opções Fit / Fill, 100% e Porcentagem de Zoom de 6% a 1600%.

Continua após a publicidade

Via: Dpreview
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.