Nova IA de
Créditos: Microsoft

Nova IA de "leitura" de imagens da Microsoft se sai melhor que humanos em alguns casos

Empresa mostra avanços na sua tecnologia que pode ajudar pessoas com problemas de visão

A Microsoft conseguiu um avanço considerável em sua tecnologia de inteligência artificial (IA) para reconhecimento de imagens. A ferramenta é usada, principalmente, para descrever imagens e fotografias para pessoas com visão limitada ou até sem visão, e foi incorporada numa atualização do app Seeing AI da empresa, mas deve aparecer também em alguns de seus outros programas mais populares no futuro, como o Word, o Outlook e o PowerPoint.

O Seeing AI foi lançado originalmente em 2017 e usa inteligência artificial para reconhecer e descrever as imagens que estão aparecendo na tela do smartphone para quem tem dificuldades em enxergar. Ele identifica objetos, animais, lugares, etc, além de ler textos em voz alta. Agora, com o avanço divulgado pela Microsoft, a tecnologia se sai muito melhor nessa função e chegou até a superar humanos em alguns casos específicos.


Vídeo de divulgação da nova IA da Microsoft, mostra imagens sendo descritas com mais detalhes agora do que antes.

Explicando melhor a declaração de "superar humanos", foram feitos testes num programa especial que avalia justamente a capacidade de uma IA de descrever imagens, e comparação a humanos. Nesse teste, que se chama "nocaps", em alguns casos a nova IA da Microsoft descreveu as imagens melhor do que algumas das descrições feitas por humanos disponíveis no nocaps.

No entanto, isso é um caso muito isolado e a IA da empresa está longe de simplesmente substituir humanos na tarefa de reconhecer imagens.

Isso acontece porque muitos casos exigem um certo nível de abstração para interpretar uma imagem e realmente explicar para uma pessoa o que está aparecendo ali, algo que as IAs ainda têm grande dificuldade em fazer.

Via: The Verge Fonte: Microsoft
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.