Mais de 15 mil brasileiros são vítimas de clonagem de WhatsApp diariamente
Créditos: Reprodução/PSafe

Mais de 15 mil brasileiros são vítimas de clonagem de WhatsApp diariamente

Pesquisa da PSafe indica que o golpe teve aumento de 25% em relação ao mês passado

A startup brasileira PSafe divulgou uma pesquisa que revela que mais de 473 mil brasileiros já foram vítimas de clonagem de WhatsApp e, somente no último mês, mais de 15 mil pessoas por dia sofreram com o golpe. O número de pessoas que caíram no esquema foi 25% maior em relação ao mês anterior (agosto), com destaque para o estado de São Paulo como o lugar com mais ocorrências.

Fui clonado no WhatsApp, o que fazer?!
Veja se foi hackeado e como recuperar sua conta

A pesquisa sobre o cenário da cibersegurança no Brasil referente a setembro foi realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Confira os dados da pesquisa no infográfico abaixo:

Os dados apontam que São Paulo é o estado mais afetado pelos ataques, com 107 mil vítimas. O segundo pior cenário é no Rio de Janeiro, com 60 mil, seguido por Minas Gerais com 43 mil. Recentemente, até mesmo o humorista Marcelo Adnet foi vítima do golpe do WhatsApp. Ele chegou a informar sobre a situação publicamente em sua conta na rede social Twitter.

  

Para aplicar o golpe do WhatsApp, o cibercriminoso se passa por empresas ou contas oficiais para fazer com que a vítima compartilhe informações pessoais, baixe aplicativos falsos ou abra links maliciosos. "No caso da Clonagem, o cibercriminoso pede especificamente os dados pessoais, número de celular e o código de confirmação que dá acesso ao WhatsApp da vítima”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Continua após a publicidade

Com o código de confirmação para usar o aplicativo, o cibercriminoso pode acessar o WhatsApp da vítima e conversar com os contatos da mesma usando outro aparelho celular. Normalmente, os criminosos abordam os contatos pedindo algum auxílio financeiro, depósito em uma conta de terceiros, por exemplo.  

Como se proteger?
A melhor forma para se proteger é utilizando a verificação em duas etapas. Para ativar o recurso no aplicativo, é necessário ir na opção Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Confira na imagem abaixo:


Passo a passo de como ativar a autenticação em duas etapas do WhatsApp. (Imagem: Mateus Mognon/Mundo Conectado)

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.