A Alphabet, empresa controladora da Google, revelou protótipos de robôs capazes de analisar plantas individuais no campo para ajudar agricultores a melhorar a produtividade de suas culturas. Os robôs podem passar por cima das plantas nos campos sem perturbá-las.
Cientistas brasileiros treinam robôs para identificar plantas...
Tecnologia é voltada principalmente para máquinas agrícolas
Os robôs desenvolvidos pela empresa X da Alphabet como parte do Project Mineral tem como objetivo coletar dados sobre o crescimento das plantas. Com isso os agricultores poderão fazer os ajustes necessários caso notem que certas culturas não estão rendendo muito durante as colheitas.
Elliott Grant, responsável pelo projeto, disse no blog da empresa X que espera que ferramentas melhores permitam à indústria agrícola transformar a forma como os alimentos são cultivados nos campos.
Os diferentes protótipos desenvolvidos pela X
(Reprodução/X/Project Mineral)
Embora os agricultores possam ter informações sobre o estado do solo ou sobre o clima, os robôs da X foram projetados especificamente para analisar como as plantas estão crescendo e como elas estão respondendo ao seu ambiente. "Nos últimos anos, o robô percorreu campos de morango na Califórnia e campos de soja em Illinois, coletando imagens de alta qualidade de cada planta e contando e classificando cada fruta e cada grão", disse a empresa em seu blog.
O modelo de IA identifica e conta os grãos de soja individuais. Os grãos estão em verde e as
vagens são exibidas com cores diferentes para tornar mais fácil diferenciar todos os objetos na imagem
(Reprodução/X/Project Mineral)
Além da contagem de grãos, os robôs podem coletar dados como a altura das plantas, área de suas folhas e tamanho dos frutos. Todos os dados são enviados para um sistema baseado em aprendizado de máquina que analisará as informações para encontrar padrões e outros insights úteis para os agricultores.
Um dos robôs coletando imagens de um campo de soja em Illinois
(Reprodução/X/Project Mineral)
Os responsáveis pelo Project Mineral disseram que já estão trabalhando com criadores e agricultores na Argentina, Canadá, África do Sul e Estados Unidos, mas a X ainda não mencionou especificamente quando os robôs estarão disponíveis comercialmente.
Robôs do Project Mineral analisando as plantas em um campo de soja
(Reprodução/X/Project Mineral)