Justiça americana pode obrigar Google a vender o Chrome
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Justiça americana pode obrigar Google a vender o Chrome

Empresa é acusada de abusar de sua posição dominante no mercado para prejudicar concorrentes

Informações recentes sugerem que o Departamento de Justiça e os promotores estaduais nos Estados Unidos que investigam a Google por supostas violações antitruste estão considerando forçar a empresa a vender seu navegador Chrome, líder no mercado de navegadores da Web, e partes de seu lucrativo negócio de publicidade.

07/10/2020 às 13:33
Notícia

Congresso dos EUA acusa Facebook, Apple, Amazon e Google de a...

O relatório completo do caso sugere mudanças extensas na lei antitruste

As conversas - em meio aos preparativos para uma batalha legal antitruste que o DOJ deve começar nas próximas semanas - podem abrir caminho para a primeira divisão de uma empresa ordenada pelo tribunal nos EUA em décadas. Se isso se confirmar, a venda forçada do navegador pode ser um problema para a Google, já que ele é usado para promover o popular mecanismo de busca da empresa.

De acordo com fontes que pediram para permanecer anônimas, as discussões sobre como resolver o controle do Google sobre o mercado global de publicidade digital de US$ 162,3 bilhões continuam em andamento e nenhuma decisão final foi tomada. As fontes também disseram que os promotores pediram a especialistas em tecnologia de publicidade, rivais do setor e editores de mídia para possíveis medidas para enfraquecer o controle da Google neste mercado.

O DOJ também está preparando separadamente um processo antitruste acusando a Google de abusar de seu controle no mercado de pesquisa online.  Os alvos desta ação devem ser as maneiras como a Google usa o sistema operacional Android para ajudar a ampliar a presença do seu mecanismo de busca.


Reprodução/Mark Lennihan/AP

Além da Google, Facebook, Apple e Amazon também estão sendo acusadas nos Estados Unidos de abuso de mercado. Essas empresas são acusadas por republicanos e democratas de usar sua posição dominante para eliminar concorrentes, por exemplo. No caso do Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg é acusada de não tomar o devido cuidado com os dados pessoais de usuários da rede social e de ser conivente com campanhas de desinformação principalmente durante as eleições americanas.

Na investigação relacionada ao mercado de publicidade online, o DOJ e os promotores perguntaram aos rivais e aos outros envolvidos suas opiniões sobre quais negócios a Google deveria vender. As fontes disseram que eles também perguntaram se algum concorrente existente deveria ser excluído como potencial comprador.

Continua após a publicidade

Também foi perguntado se alguma das propriedades do Google fora do mercado de tecnologia de publicidade deveria ser alvo de uma possível venda — com o navegador Google Chrome sendo um dos destaques. O navegador foi lançado em 2008 e atualmente é líder no mercado de navegadores nos Estados Unidos. O problema é que muitos rivais acusam a Google de usar o navegador para analisar o histórico de navegação de seus usuários para ajudar seu negócio de publicidade online.

Fonte: POLITICO
User img

Fabio Rosolen

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.