Informações recentes sugerem que o Departamento de Justiça e os promotores estaduais nos Estados Unidos que investigam a Google por supostas violações antitruste estão considerando forçar a empresa a vender seu navegador Chrome, líder no mercado de navegadores da Web, e partes de seu lucrativo negócio de publicidade.
Congresso dos EUA acusa Facebook, Apple, Amazon e Google de a...
O relatório completo do caso sugere mudanças extensas na lei antitruste
As conversas - em meio aos preparativos para uma batalha legal antitruste que o DOJ deve começar nas próximas semanas - podem abrir caminho para a primeira divisão de uma empresa ordenada pelo tribunal nos EUA em décadas. Se isso se confirmar, a venda forçada do navegador pode ser um problema para a Google, já que ele é usado para promover o popular mecanismo de busca da empresa.
De acordo com fontes que pediram para permanecer anônimas, as discussões sobre como resolver o controle do Google sobre o mercado global de publicidade digital de US$ 162,3 bilhões continuam em andamento e nenhuma decisão final foi tomada. As fontes também disseram que os promotores pediram a especialistas em tecnologia de publicidade, rivais do setor e editores de mídia para possíveis medidas para enfraquecer o controle da Google neste mercado.
O DOJ também está preparando separadamente um processo antitruste acusando a Google de abusar de seu controle no mercado de pesquisa online. Os alvos desta ação devem ser as maneiras como a Google usa o sistema operacional Android para ajudar a ampliar a presença do seu mecanismo de busca.
Reprodução/Mark Lennihan/AP
Além da Google, Facebook, Apple e Amazon também estão sendo acusadas nos Estados Unidos de abuso de mercado. Essas empresas são acusadas por republicanos e democratas de usar sua posição dominante para eliminar concorrentes, por exemplo. No caso do Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg é acusada de não tomar o devido cuidado com os dados pessoais de usuários da rede social e de ser conivente com campanhas de desinformação principalmente durante as eleições americanas.
Na investigação relacionada ao mercado de publicidade online, o DOJ e os promotores perguntaram aos rivais e aos outros envolvidos suas opiniões sobre quais negócios a Google deveria vender. As fontes disseram que eles também perguntaram se algum concorrente existente deveria ser excluído como potencial comprador.
Também foi perguntado se alguma das propriedades do Google fora do mercado de tecnologia de publicidade deveria ser alvo de uma possível venda — com o navegador Google Chrome sendo um dos destaques. O navegador foi lançado em 2008 e atualmente é líder no mercado de navegadores nos Estados Unidos. O problema é que muitos rivais acusam a Google de usar o navegador para analisar o histórico de navegação de seus usuários para ajudar seu negócio de publicidade online.
Fonte: POLITICO