iPhone 12 Pro chega com sensor Lidar, mas para que ele serve?
Créditos: Reprodução/Apple

iPhone 12 Pro chega com sensor Lidar, mas para que ele serve?

Tecnologia consegue medir a distância correta entre diferentes objetos

A Apple anunciou hoje seus mais novos smartphones da linha iPhone 12 que chegam ao mercado com suporte ao 5G e sensor LiDAR. Muitos já devem saber sobre a conexão 5G, já que ela foi bastante comentada nos últimos meses devido à implementação gradual da tecnologia em alguns países. Entretanto, supõe-se que o LiDAR não seja tão comentado quanto o novo padrão de rede, e é por isso que vamos explicar qual é o seu propósito no novo iPhone 12 Pro da Apple.

A palavra LiDAR, na verdade, é uma sigla para as "Light Detection And Ranging", o que seria algo como "detecção de luz e alcance" em tradução para o português. Basicamente, o sensor usa uma detecção remota para medir propriedades da luz refletida. Isso faz com que câmeras e outros sensores em drones, por exemplo, consigam medir a distância real entre diferentes objetos.

O LiDAR é uma tecnologia muito utilizada em drones, principalmente modelos de tracking ou de reconhecimento e resgate. Com a implementação no novo iPhone 12 Pro, o recurso irá não só auxiliar na fidelidade de aplicativos que usam a câmera (como os de medição ou rendering em 3D), mas irá otimizar a experiência com realidade aumentada (AR) no iPhone. Games em realidade aumentada também deverão se beneficiar da tecnologia no novo aparelho.

Como explicado pela Apple, o LiDAR no iPhone pode escanear objetos em até 5 metros de distância, durante a noite ou dia. Além disso, ele promete "melhor oclusão" de objetos, que é quado objetos virtuais desaparecem atrás de objetos reais, como árvores. Como o sensor calcula a distância entre objetos, ele não consegue "ver" através deles. Ou seja, qualquer coisa que estiver no meio da medição, como pessoas passando na frente, podem fazer com que o sistema não funcione perfeitamente.

04/10/2020 às 10:57
Artigo

Sensores Lidar - Entenda o que são e como funcionam!

A tecnologia está começando a ser introduzida em smartphones flagship

A empresa também explicou que os dados do leitor LiDAR são combinados com os dados das câmeras e um sensor de movimento. Ao serem combinados, os dados são "aprimorados por algoritmos de visão computacional no processador A12Z Bionic para uma compreensão mais detalhada da cena". 

Continua após a publicidade

Em resumo, o sensor LiDAR é um sistema a laser pulsado. Ele é muito usado para obtenção de informações espaciais. Como mencionado, ele consegue medir e obter a distância real que os objetos estão uns dos outros, mas também pode ser usado para definir medidas. Para conseguir saber, exatamente, qual a altura de uma árvore na Amazônia, por exemplo, um avião com o sensor na parte de baixo consegue dar essa informação com precisão. 

Via: Tech Radar
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.