Fabricante Vivo apresenta conceito de celular com módulo de câmera removível
Créditos: Reprodução/GizmoChina

Fabricante Vivo apresenta conceito de celular com módulo de câmera removível

Projeto recebeu o prêmio internacional de design Red Dot Award

A fabricante chinesa Vivo apresentou um novo conceito de câmera pop-up removível para dispositivos mobile, um design que chegou a ganhar o prêmio alemão Red Dot Award. Esconder a câmera para oferecer mais espaço de tela aos usuários tem sido um desafio recorrente para as empresas de smartphones, o que levou à criação do famoso "notch" no iPhone e até mesmo designs com câmera sob tela e, finalmente, os modelos pop-ups.

09/10/2020 às 10:08
Notícia

Samsung confirma que Exynos 1080 tem desempenho superior ao S...

O SoC deve chegar ao mercado ainda em 2020, com o smartphone VIVO X60

Agora, com o novo conceito mostrado pela Vivo, é possível que o próximo aparelho da linha conte com câmeras em "módulos" para serem encaixadas no corpo do celular. Essa ideia lembra um pouco os módulos da Motorola - chamados de Moto Snaps - que se conectam ao smartrphone para oferecer diversas opções de gadgets: lente DSLR, câmeras rotacionais e microfones, por exemplo. Embora o conceito traga lentes muito menores em comparação com os Snaps da Motorola, especula-se que esse modelo de celular também possa vender diferentes estilos de lentes caso chegue um dia ao mercado, como macro e ultra-wide.

Baseado na descrição da Vivo, o conceito dessa câmera pop-up permite que ela seja removida e usada independentemente do celular. Ou seja, além de liberar mais espaço para o display, também seria possível segurar ou montar o conjunto de câmeras em qualquer direção, o que deve ser muito parecido com o jeito de usar uma câmera de ação enquanto o usuário monitora a captação de imagem pela tela do celular.

Ainda não sabemos se o design de câmera vai fazer com que ela tenha mais desempenho quando acoplada ao telefone, o que não seria surpresa caso isso aconteça. Também há a possibilidade de conectar o conjunto de câmeras com acessórios adicionais, como módulos de flash, baterias ou até acessórios vestíveis como relógios, quem sabe. Todas essas possibilidades podem ser apresentadas pela Vivo no futuro.

As renderizações também mostram uma matriz de três lentes na parte de trás do corpo do smartphone, com especificações sugerindo que poderia haver um módulo de câmera de 64 MP com distância focal de 15 mm-26 mm.

Via: GizmoChina
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.