Veja a diferença de qualidade entre 1080p e 8K
Créditos: Reprodução/ Matti Haapoja

Veja a diferença de qualidade entre 1080p e 8K

Você é capaz de perceber a diferença na qualidade de imagens de vídeos?

Leitura Rápida

  • O YouTuber Matti Haapoja fez um vídeo comparativo, com a câmera Canon EOS R5, mostrando a diferença entre a qualidade de captura
  • Foi mostrado como são as imagens feitas no mesmo ambiente, pela mesma câmera, em 1080p, 4k e 8k
  • O objetivo era mostrar se havia diferença real entre as qualidades oferecidas

A cada ano novas tecnologias de capturas de imagens são lançadas. Hoje, já é possível captar imagens em até 8K em diferentes dispositivos. Isso gera uma grande discussão: o aumento da qualidade é realmente perceptível? Ou é só mais um elemento de marketing para cobrar preços cada vez mais altos pelos produtos? É isso que o YouTuber Matti Haapoja procurou responder em seu vídeo de comparativo.

Haapoja fez diversas capturas em diferentes qualidades. Ele usou uma câmera Canon EOS R5 para fazer os takes mostrados no vídeo. Esse é um dos últimos modelos apresentados pela Canon e consegue entregar vídeos em 8K. O que o vídeo mostra é se isso é realmente perceptível ou não.

O vídeo está em inglês, mas é marcado os momentos quando ele usa diferentes qualidades de vídeo. Você foi capaz de perceber diferença? Conseguiu ver aumento real da qualidade das imagens? O site DIYPhotography deixou uma pesquisa em seu post sobre esse vídeo e, até o momento, os leitores estão bem divididos. 

A pergunta feita foi: você consegue ver diferença nas imagens? A primeira resposta é "Tudo parece a mesma coisa pra mim" e a segunda é "Sim. Definitivamente!". No momento da publicação desta notícia, exatamente 50% dos usuários viram e a outra parcela não notou nenhuma qualidade significativa.

A resposta de parecer tudo igual ou não está em uma série de fatores. Imagine que a mesma câmera usada pelo YouTuber gravou na melhor opção disponível, 8K. Essas imagens foram transportadas, de alguma forma, para uma TV preto e branco do século XX. O que foi captado em 1080p, 4k, ou 8k não terá a menor diferença.

O motivo é porque as imagens captadas são exibidas na melhor qualidade disponível também na tela que está sendo reproduzida. Quanto mais potente, com tecnologias avançadas e, principalmente, maior for o display, mais diferença será vista. A qualidade se equipara também ao equipamento de visualização e não apenas ao que está captando a imagem.

09/07/2020 às 21:32
Notícia

Canon anuncia câmera EOS R5 com 45MP, suporte a 8K e mais

A opção mirrorless traz melhorias na estabilização e formato das imagens

Continua após a publicidade

Em resumo, há sim diferença - uma considerável inclusive -, entre gravações feitas em 1080p 4k, ou ainda 8k. Ela será reproduzida de acordo com a qualidade da tela. É mais fácil que a diferença tenha sido percebida pelos usuários que acessaram o vídeo por um computador, com monitores maiores e mais potentes, do que por usuários que estavam vendo o vídeo pela tela de seu smartphone, por exemplo. 

Então sim, é possível que 17 pessoas não vejam diferença nenhuma no vídeo e outras 17 tenham percebido melhor qualidade. Tudo depende do equipamento que ele foi visualizado, não necessariamente das capturas feitas pelo YouTuber. 

E você? Viu a diferença? Conseguiu ver aumento real da qualidade no vídeo? Deixe nos comentários como você percebe esse aumento de qualidade nas câmeras!

Via: DIYPhotography
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.