Departamento de Justiça dos EUA bane compra de drones da DJI
Créditos: DJI

Departamento de Justiça dos EUA bane compra de drones da DJI

Decisão é mais um capítulo na Guerra Fiscal contra a China e as empresas do país

O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos oficializou o banimento do uso de fundos federais para a compra de drones da DJI por parte de determinadas agências estadunidenses. A ação não cita especificamente os drones da companhia, mas sim fala em "entidades que são sujeitas ou vulneráveis a diretrizes extrajudiciais de governos estrangeiros".

30/09/2020 às 14:20
Notícia

Departamento de Justiça dos EUA vai processar sistema de busc...

Autorizardes defendem que mecanismo do buscador é muito dominante e prejudica concorrência

Mesmo assim, de acordo com o site Drone Life, a maneira como o texto é redigido leva a crer que ele tem como principal objetivo atingir a DJI, empresa que é líder do mercado de drones. Isso porque a companhia está sujeita à Lei de Inteligência Nacional da China, que foi promulgada em 2017.

Essa legislação trata do aparato de segurança e de inteligência do governo chinês. Foi a primeira vez que uma lei relacionada às agências de segurança chinesas foi tornada pública. Segundo especialistas entrevistados pela CNBC, a lei força empresas como a DJI e a Huawei a entregarem dados para o governo chinês – independente do país de onde tenham vindo aquelas informações.

Na Íntegra: Ordem do Departamento de Justiça dos EUA

A maior preocupação dos membros do Departamento de Justiça dos EUA estaria no uso dessa lei para a obtenção das informações obtidas através de aparelhos conectados à internet. Com isso, a decisão é de que todo dispositivo de rede ou que se conecte à rede vindo da China não poderá ser adquirido por agências federais usando dinheiro do governo.

A exceção para essa regra é no caso da agência demonstrar por escrito que ela possui procedimentos efetivos para garantir a segurança da plataforma e dos seus dados. Ainda segundo o site Drone Life, a facilidade com a qual essas exceções serão permitidas vai definir quanto impacto o banimento terá nos negócios de fabricantes de drones estrangeiros (de fora dos EUA) como a DJI.

Continua após a publicidade

Via: Drone Life, The Hill, CNBC
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.