A Google estaria planejando transformar o YouTube numa plataforma de vendas, com o intuito de rivalizar com a gigante do ecommerce, Amazon. A informação foi divulgada pelo site da Bloomberg, que afirma que os engenheiros da empresa já estão disponibilizando alguns desses novos recursos para os criadores de conteúdo testarem.
Veja resultado de uma câmera RED profissional instalada em um...
O piloto NURK e o YouTuber Potato Jet mostraram sua experiência em vídeo
Assim que as ferramentas estiverem no ar, os usuários vão poder clicar nos produtos que aparecem nos vídeos e comprá-los diretamente através do YouTube. Além de desenvolver suas funcionalidades proprietárias, os engenheiros da Google ainda estariam testando uma integração com a plataforma de comércio online Shopify.
Essa junção com o Shopify já havia sido testada antes em 2019, e permitia que os criadores listassem até 12 itens à venda num carrossel digital abaixo dos seus vídeos. O que não ficou claro é como o YouTube planeja gerar receita a partir das vendas.
Segundo especialistas entrevistados pelo site Bloomberg, a área de ecommerce é mais subutilizada pela Google até o momento com o YouTube – e já estava na hora desse potencial ser explorado. Os executivos da empresa estariam discutindo a possibilidade de transformar a plataforma de vídeos numa área de compras há algum tempo, mas até agora não teriam encontrado a maneira certa de fazer isso.
A principal novidade é que os influenciadores agora podem marcar os produtos que são mostrados nos vídeos, dando aos usuários a possibilidade de testá-los. Os dados desses vídeos então podem ser rastreados para ver como os produtos se saíram nos testes.
De acordo com o site XDA Developers, os criadores de conteúdo deverão receber uma parcela das vendas que ajudarem a concretizar dentro dessa nova estratégia. Com isso, a expectativa é de que quem produz vídeos no YouTube finalmente terá outra forma de gerar receitas além da publicidade direta e indireta.
O YouTube já é uma empresa que vale US$ 15 milhões por ano, mas há uma expectativa de um crescimento radical nessa marca caso a plataforma se aventure pelo ecommerce. Vale lembrar que os YouTubers já têm o costume de promover produtos através de links de afiliados, que inclusive vêm da própria Amazon. Com isso, o que os executivos da Google estariam fazendo seria apenas cortar o intermediário.
Via: XDA Developers Fonte: Bloomberg