Exposição de Candido Portinari de 1940 é recriada em 3D no Google Arts & Culture
Créditos: O Café, de Portinari. Reprodução/Google

Exposição de Candido Portinari de 1940 é recriada em 3D no Google Arts & Culture

Tour virtual mostra 121 obras do artista em alta resolução

O Projeto Portinari lançou no Google Arts & Culture uma experiência virtual da primeira exposição da carreira internacional de Candido Portinari, que completa 80 anos em 2020. A mostra "Portinari of Brazil" foi exposta em 1940 no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York, e agora pode ser visitada por qualquer um com acesso à internet. O tour em 3D realizado em parceria com a Archimidia disponibiliza as 121 obras do artista que foram expostas no museu internacional. 

Exposição on-line: “Portinari of Brazil: 80 anos”


Exposição Portinari na Feira Mundial
Fred (illustrateur portugais.)1939-05

A recriação da exposição de Portinari foi feita através de fotografias, depoimentos e um inédito modelo virtual 3D, que simula a mostra no MoMA. O objetivo é ofereceu aos internautas a mesma experiência de visitar o museu pessoalmente para ver as criações do artista brasileiro.

A exposição em comemoração aos 80 anos da mostra "Portinari of Brazil" está disponível na plataforma Google Arts & Culture, junto com todo o resto do acervo digitalizado com mais de 20 mil imagens da vida e carreira do artista. As obras digitalizadas de Portinari somam mais de 6 mil itens, incluindo pinturas conhecidas como Mestiço (1934), Café (1935), Retirantes (1944) e Guerra e Paz (1952 e 1956). 


Mestiço
Candido Portinari - 1934


Retirantes
Candido Portinari - 1944

Continua após a publicidade

É possível visitar o acervo de qualquer dispositivo móvel ou PC. Para explorar tours de realidade virtual do Projeto Portinari, é necessário instalar o aplicativo Google Arts & Culture, disponível para Android e iOS.

A carreira internacional de Portinari
Em 1935, Cândido Portinari, aos 32 anos, concorreu ao “Prêmio Carnegie” com a sua tela “Café”. O prêmio era promovido pela Fundação Carnegie, em Pittsburgh, EUA, e a obra do pintor concorreu com outras 365 telas de artistas que vinham de inúmeros países. Ele ainda era desconhecido fora do Brasil e “Café” ganhou a “Segunda Menção Honrosa”, prêmio que, no ano anterior, foi dado a Salvador Dalí.


Cerimônia de inauguração da exposição Guerra e Paz, Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cristina Granato - 2010

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.