Cientistas constroem robô lula que se move usando um jato d'água
Créditos: YouTube/Reprodução

Cientistas constroem robô lula que se move usando um jato d'água

O robô armazena energia em seu interior após estocar água e libera no ângulo correspondente ao qual deseja se mover

Os engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego criaram uma lula robô para auxiliar na exploração dos ambientes subaquáticos sem danificar os corais ou outros tipos de vida marinha. Esta lula é um tipo de robô macio, que possuem estruturas não-rígidas que permitem locomoção com mais facilidade.

02/10/2020 às 09:03
Notícia

Drone transportou córneas e rins por 16,5km em 25 minutos par...

O transporte ocorreu pelo meio do deserto de Nevada e quebrou o recorde de voo mais longo


 

Os robôs macios têm menos probabilidade de prejudicar a vida aquática do que os rígidos. Os pesquisadores usaram principalmente materiais suaves como o polímero acrílico para construir o dispositivo, junto com algumas peças rígidas impressas em 3D e cortadas a laser.
 
A equipe se inspirou no mecanismo de propulsão a jato das lulas “de verdade” para ajudar o robô a nadar sozinho. Funciona assim: ele leva um pouco de água para seu corpo flexível, onde também armazena energia elástica. Dê uma olhada no vídeo abaixo:


 

O robô pode comprimir seu corpo para liberar essa energia e usar um jato de água para se propelir. O dispositivo pode ajustar a posição do bico, por onde a água sai, para que ele possa nadar em qualquer direção.
 
Os engenheiros afirmam que o dispositivo pode viajar cerca de meia milha por hora (cerca de 0,8 quilômetros por hora), o que está acima da média da maioria dos robôs macios. O eletrônico também possui um compartimento à prova d'água que pode abrigar uma câmera ou outro sensor, equipamentos importantes para o registro de dados com fins de pesquisa.

10/10/2020 às 11:08
Notícia

Veja resultado de uma câmera RED profissional instalada em um...

O piloto NURK e o YouTuber Potato Jet mostraram sua experiência em vídeo


 

“Essencialmente, recriamos todos os recursos-chave que as lulas usam para nadar em alta velocidade”, disse Michael T. Tolley, professor do departamento de engenharia mecânica e aeroespacial da universidade e autor sênior de um artigo sobre o robô. 
 
“Este é o primeiro robô sem amarras que pode gerar pulsos de jato para locomoção rápida como a lula e pode alcançar esses pulsos de jato mudando sua forma corporal, o que melhora a eficiência da natação.”

Continua após a publicidade

Você pode encontrar o artigo completo publicado pelos engenheiros da UC Sandiego sobre o robô-lula neste link.

 

Fonte: Engadget
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.