Windows 10: a Microsoft está trabalhando no suporte de GPU para o codec AV1
Créditos: Avalanche Notícias

Windows 10: a Microsoft está trabalhando no suporte de GPU para o codec AV1

O formato lançado em 2018 possui compressão 50% melhor do que o H.264 e 20% melhor do que o VP9

A Microsoft anunciou que com a próxima geração de hardware sendo disponibilizada em breve, ela também começará a oferecer suporte a AV1 em dispositivos que utilizem o Windows 10.
 
Em 2015, várias empresas, incluindo Microsoft, Google, Netflix, Amazon, Cisco, Intel e Mozilla uniram forças para formar a "Alliance for Open Media" (AOM) em uma tentativa de criar formatos e tecnologias de mídia de código aberto. 
 
Em 2018, o consórcio lançou o formato de codificação de vídeo AV1, que a Netflix também começou a oferecer suporte em seu aplicativo móvel Android no início deste ano.

Créditos: Alliance for Open Media

O codec AV1 oferece compressão 50% melhor do que H.264 e 20% melhor do que o VP9, da Google. A Microsoft também afirma que, como o AV1 é acelerado por hardware em vez de depender de software, ele também reduz o uso da bateria em dispositivos móveis.
 
Dessa forma, a empresa lançará suporte para AV1 em novos dispositivos Windows 10 com as GPUs mais recentes até o mês de novembro. Os requisitos para este novo codec são os seguintes:
 
Uma dessas novas GPUs ou CPUs:

  • Processadores Intel Core de 11ª geração com gráficos Intel Iris Xe
  • GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 Series
  • Placa gráfica AMD Radeon ™ RX 6000 Series (em breve)

 Além de:

  • Windows 10 versão 1909 ou posterior
  • A extensão de vídeo AV1
  • Um navegador da web ou outro aplicativo com suporte de aceleração de hardware para AV1, incluindo aplicativos desenvolvidos com base no Media Foundation

06/02/2020 às 14:22
Notícia

Netflix começa a usar o codec AV1 para gastar menos dados no ...

AV1 está disponível em um número limitado de títulos para streaming através do app para Android

 

Como é comum para novos recursos como este, pode ser necessário atualizar o driver gráfico de vez em quando para obter os recursos e melhorias mais recentes.
 
Você pode descobrir mais sobre o AV1 visitando a página dedicada da AOM aqui. Também é possível utilizar alguns serviços de streaming para mostrar quando o codec estará disponível. 
 
No YouTube, por exemplo, você pode clicar com o botão direito do mouse no vídeo e selecionar “Estatísticas para nerds”. Quando o vídeo é codificado em AV1, você verá “av01…” no campo “Codecs”.

YouTube/Reprodução

Continua após a publicidade

A AOM foi criada com o esforço colaborativo para “oferecer soluções abertas, livres de royalties e interoperáveis para a próxima geração de distribuição de mídia”. 

Segundo a Alliance for Open Media, seu objetivo também é buscar tornar a tecnologia de mídia mais eficiente, econômica e de qualidade superior para todos os usuários.

Fonte: Neowin
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.