Uma startup sueca de caminhões autônomos chamada Einride apresentou um novo modelo de veículo para fazer entregas. Batizados de Transporte Elétrico Autônomo (AET), esses automóveis autônomos possuem quatro "opções" diferentes e, se as expectativas da empresa criadora se realizarem, estarão na estrada a partir de 2021.
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Os caminhões não possuem volantes, pedais, para-brisas e, em geral, cabine para pessoas. O CEO da startup, Robert Falck, disse que o AET é mais aerodinâmico do que as versões anteriores, o que deve ser benéfico quando a produção aumentar.
Além disso, a companhia afirma que seus novos veículos “reduzirão os custos de transporte em até 60 por cento e as emissões de CO2 em impressionantes 90 por cento”.
Como já foi comentado, os veículos EAT possuem quatro variações. Os EATs 1 e 2 chegam à velocidade máxima de de 30 km/h e pesam 26 toneladas. Ambos aguentam cargas úteis de até 16 toneladas e suas baterias prometem fazer os caminhões autônomos rodarem por cerca de 130-180km.
Os outros dois modelos - EAT 3 e 4 - conseguem chegar a 45 km/h e 85 km/h, respectivamente. Questões sobre peso e carga são semelhantes aos dois primeiros citados.
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O que realmente diferencia cada modelo é o domínio operacional ou as condições em que o carro pode dirigir sozinho. O EAT 1 foi projetado para andar em uma área delimitada, enquanto o EAT 2, através de teleoperação, tem permissão para sair da "geocerca". O EAT 3 é pensado para zonas rurais e o modelo 4, para a condução em estradas.
A empresa diz que está usando o software de direção autônoma da Nvidia para atingir o Nível 4. Já para a direção remota realizada por um ser humano (quando necessário), existe uma tecnologia interna.
"Se um cliente pede um Pod com capacidade AET 3, ele pode operar em instalações fechadas (AET 1 - Cercado), em rotas de entrega próximas (AET 2 - Perto) e em estradas rurais entre destinos em velocidades de até 45 km / h (AET 3 - Rural). Cada Pod, independentemente do nível AET, é capaz de acionamento autônomo SAE nível 4 e pode ser operado remotamente quando necessário."
"Se um cliente pede um Pod com capacidade AET 3, ele pode operar em instalações fechadas (AET 1 - Cercado), em rotas de entrega próximas (AET 2 - Perto) e em estradas rurais entre destinos em velocidades de até 45 km / h (AET 3 - Rural). Cada Pod, independentemente do nível AET, é capaz de acionamento autônomo SAE nível 4 e pode ser operado remotamente quando necessário."
Em termos de recursos de tecnologia, cada Pod será quase idêntico, com algumas configurações de hardware e software diferentes, dependendo das necessidades exclusivas do cliente e das demandas de domínio operacional. Isso significa um sistema de transmissão elétrico, hardware de telemática proprietário que faz interface com a plataforma de mobilidade de carga e hardware de transmissão autônomo, como LIDAR, câmeras e sensores em cada Pod." - Robert Falck, CEO da startup Einride.
Em termos de recursos de tecnologia, cada Pod será quase idêntico, com algumas configurações de hardware e software diferentes, dependendo das necessidades exclusivas do cliente e das demandas de domínio operacional. Isso significa um sistema de transmissão elétrico, hardware de telemática proprietário que faz interface com a plataforma de mobilidade de carga e hardware de transmissão autônomo, como LIDAR, câmeras e sensores em cada Pod." - Robert Falck, CEO da startup Einride.
A Einride está no mercado de lançamento de protótipos de automóveis desde em 2016, ano em que foi fundada. Ela também A Einride também se responsabiliza por testar, validar e buscar a aprovação regulatória para seus carros, que são todos elétricos e controláveis remotamente por um operador humano ou ainda sem qualquer intervenção de pessoas.
Ainda não temos informações sobre planos de produção e manufatura.
Via: The Verge