O Instagram é um dos aplicativos mais usados no mundo, mas seu "spinoff", o Threads, é bem menos conhecido. Agora a gigantesca rede social quer aumentar a popularidade do pequeno app parceiro fazendo uma atualização que, para alguns de seus usuários, mata a essência do aplicativo: a possibilidade de mandar mensagem para qualquer pessoa da plataforma.
Chats do Instagram e do Facebook vão ser integrados
Os apps Messenger e Instagram vão permitir que o usuário envie mensagens por ambas as plataformas
Levando-se em conta que menos de 0,1% dos usuários do Instagram usam o Threads, cabe aqui uma explicação do que é o app. O Threads é um aplicativo do Instagram, mas é independente. Ele serve (ou servia) para conversar com seus "amigos próximos". Os amigos próximos podem ser definidos entre seus contatos no Instagram, algo usado principalmente para fazer Stories mais pessoais, que apenas as pessoas assinaladas como um amigo próximo podem ver.
O Threads isolava essa lista de pessoas num app independente para troca de mensagens. Como a popularidade dele nitidamente é bem menor do que a do Instagram, e possivelmente menor do que os seus criadores esperavam, foi feito um update que muda bastante seu funcionamento. Depois da atualização, será possível mandar mensagens também para seus outros contatos, como se fossem as mensagens diretas do Instagram normal. A diferença é que as pessoas no geral e os amigos próximos ficam separados em abas, como podemos ver na imagem abaixo.
O update foi visto primeiro no iOS, mas deve ser disponibilizado também no Android eventualmente, se já não foi. A novidade pode ter parecido interessante para seus desenvolvedores, mas pode tirar um pouco do que o Threads tinha de diferente, tornando-o essencialmente a mesma coisa que as mensagens diretas do Instagram, mas em outro app.
Continua após a publicidade
Quem critica o update é Alex Castro, usuário do aplicativo e que escreve sobre o assunto no The Verge. Convidamos então os leitores do Mundo Conectado a opinarem sobre a mudança também - se é que algum de nossos leitores usa o Threads...
Fonte: The Verge