SK Hynix lança os primeiros módulos de memória RAM DDR5 do mundo
Créditos: Divulgação/ SK Hynix

SK Hynix lança os primeiros módulos de memória RAM DDR5 do mundo

Os primeiros modelos estão disponíveis apenas para Data Centers

Leitura Rápida

  • A SK Hynix anunciou os primeiros módulos de RAM DDR5 de 64 GB do mundo
  • Eles ainda não estão disponíveis para os clientes gerais, apenas para data centers
  • A empresa promete os módulos desenvolvidos são até 1,8x mais rápido que um módulo DDR4 comum
  • É esperado que até 2024 opções para o consumidor geral seja apresentada

A SK Hynix acaba de lançar os primeiros módulos de RAM DDR5 de 64 GB do mundo. A empresa coreana está liderando o setor, oferecendo as primeiras soluções com a nova tecnologia. A memória DDR4 está presente desde 2013 e, apenas no final de 2020, vemos as primeiras opções com a evolução. No momento elas estão restritas para Data Centers.

DDR5 é a sigla para o termo Double Data Rate 5 Synchronous Dynamic Random-Access Memory. Essa é a atualização do modelo anterior, chamado de DDR4. A principal promessa dessa tecnologia é dobrar a largura de banda, comparada a atual geração. Isso significa que, em média, as novas memórias alcançariam velocidades máximas de até 6.400 Mbps.

No entanto, o modelo apresentado pela SK Hynix não promete tanto. Segundo a empresa, ele vai atingir velocidades de até 5.600 Mbps. Apesar de não ser o esperado, esse resultado já 1,8x mais rápido que um módulo DDR4 do mercado

Há ainda outras vantagens para a nova tecnologia. Além dos ganhos de memória, o DDR5 apresenta dois canais de 32 bits. Os modelos atuais possuem um único canal de 64 bits. A separação torna mais fácil aumentar o pico da largura de banda. Outra novidade é que os próprios módulos também regulam a sua voltagem, em vez da placa-mãe fazer esse trabalho. Isso permite que o fabricante da RAM DDR5 controle as velocidades de clock mais importantes. 

Essas especificações são muito interessantes para entusiastas. As pessoas que procuram obter sempre o melhor desempenho em seu computador. Os usuários comuns ainda vão levar algum tempo para obterem a novidade. A própria SK Hynix calcula que a memória será responsável pelas vendas de apenas 10%, nos próximos dois anos.

23/09/2020 às 14:01
Notícia

SK Hynix investe US$ 55 milhões na compra da Gauss Labs, dedi...

A empresa promete revolucionar o mercado com produtos inovadores

Continua após a publicidade

O primeiro mercado a ser atendido é o de Data Centers. Esses grandes bancos de dados precisam sempre obter o melhor desempenho, para conseguir fazer o processamento de muitas informações ao mesmo tempo. Portanto, o setor empresarial será o primeiro atendido.

A tecnologia DDR5 está sendo muito aguardada pela comunidade gamer, que é um dos dos públicos mais exigentes de PC. A estimativa é que esses clientes sejam atendidos a partir de 2024 pela SK Hynix. 

Via: Adrenaline
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.