SK Hynix lança os primeiros módulos de memória RAM DDR5 do mundo

Os primeiros modelos estão disponíveis apenas para Data Centers

SK Hynix lança os primeiros módulos de memória RAM DDR5 do mundo
Créditos: Divulgação/ SK Hynix

Leitura Rápida

  • A SK Hynix anunciou os primeiros módulos de RAM DDR5 de 64 GB do mundo
  • Eles ainda não estão disponíveis para os clientes gerais, apenas para data centers
  • A empresa promete os módulos desenvolvidos são até 1,8x mais rápido que um módulo DDR4 comum
  • É esperado que até 2024 opções para o consumidor geral seja apresentada

A SK Hynix acaba de lançar os primeiros módulos de RAM DDR5 de 64 GB do mundo. A empresa coreana está liderando o setor, oferecendo as primeiras soluções com a nova tecnologia. A memória DDR4 está presente desde 2013 e, apenas no final de 2020, vemos as primeiras opções com a evolução. No momento elas estão restritas para Data Centers.

DDR5 é a sigla para o termo Double Data Rate 5 Synchronous Dynamic Random-Access Memory. Essa é a atualização do modelo anterior, chamado de DDR4. A principal promessa dessa tecnologia é dobrar a largura de banda, comparada a atual geração. Isso significa que, em média, as novas memórias alcançariam velocidades máximas de até 6.400 Mbps.

No entanto, o modelo apresentado pela SK Hynix não promete tanto. Segundo a empresa, ele vai atingir velocidades de até 5.600 Mbps. Apesar de não ser o esperado, esse resultado já 1,8x mais rápido que um módulo DDR4 do mercado

Há ainda outras vantagens para a nova tecnologia. Além dos ganhos de memória, o DDR5 apresenta dois canais de 32 bits. Os modelos atuais possuem um único canal de 64 bits. A separação torna mais fácil aumentar o pico da largura de banda. Outra novidade é que os próprios módulos também regulam a sua voltagem, em vez da placa-mãe fazer esse trabalho. Isso permite que o fabricante da RAM DDR5 controle as velocidades de clock mais importantes. 

Essas especificações são muito interessantes para entusiastas. As pessoas que procuram obter sempre o melhor desempenho em seu computador. Os usuários comuns ainda vão levar algum tempo para obterem a novidade. A própria SK Hynix calcula que a memória será responsável pelas vendas de apenas 10%, nos próximos dois anos.

23/09/2020 às 14:01
Notícia

SK Hynix investe US$ 55 milhões na compra da Gauss Labs, dedi...

A empresa promete revolucionar o mercado com produtos inovadores

Continua após a publicidade

O primeiro mercado a ser atendido é o de Data Centers. Esses grandes bancos de dados precisam sempre obter o melhor desempenho, para conseguir fazer o processamento de muitas informações ao mesmo tempo. Portanto, o setor empresarial será o primeiro atendido.

A tecnologia DDR5 está sendo muito aguardada pela comunidade gamer, que é um dos dos públicos mais exigentes de PC. A estimativa é que esses clientes sejam atendidos a partir de 2024 pela SK Hynix. 

Via: Adrenaline

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.