Brasil é um dos três primeiros países a receber os Stories do Google
Créditos: Divulgação/ Google

Brasil é um dos três primeiros países a receber os Stories do Google

A ferramenta funciona de forma semelhante as redes sociais e está disponível para mobile

Leitura Rápida

  • Os stories do Google já estão disponíveis no Brasil
  • Além do nosso país, os Estados Unidos e a Índia também já tem acesso ao novo recurso
  • Ele funciona de forma muito semelhante aos stories das redes sociais, com a diferença que é criado por produtores de conteúdo e agências de notícia
  • Essa é mais uma opção que o Google está oferecendo para a criação de diferentes maneiras de repassar informação
  • Ele já está disponível para Android e iOS na aba Discover do Google

A Google acaba de anunciar um novo modo de compartilhamento de informações pela aba Discover, do navegador Chrome. Esse novo recurso é restrito para os usuários mobile, de Android e também de iOS, e funciona de forma muito semelhante aos stories do Snapchat e Instagram. Uma boa notícia é que o Brasil está entre os três primeiros países a receber a novidade.

Publicação original Google Blog

Os stories vão poder ser compartilhados desde grandes sites de notícias e outros conteúdos, até pessoas que conduzem o seu próprio blog. O navegador irá adaptar e enviar os assuntos de acordo com as preferências de cada usuário.

Já há adaptações para diversas plataformas de criação de site, para oferecer a função aos criadores de conteúdo. Um exemplo é o WordPress, que é um dos motores mais usado para criação de sites no mundo. Ele já tem uma ferramenta para oferecer a opção de stories aos criadores. Quem possui um site próprio precisa exportar a função da Google. Para mais detalhes sobre como fazer isso acesse o site especialmente desenvolvido pela Google.

Para verificar a novidade basta abrir o Google em seu smartphone. Conforme rolar entre as notícias, uma aba vertical estará disponível. Para ver você só precisa clicar. O conteúdo está marcado como "Stories". Para ver o próximo é necessário rolar para a direita e para voltar ao anterior é preciso rolar para a esquerda. Ele não passa automaticamente, diferente dos stories do Instagram, por exemplo. 

Continua após a publicidade

Se o usuário não tocar para ver o próximo story, ou para passar para o próximo site, a tela fica congelada. Pode ser que essa diferença das redes sociais se justifique por se tratar de leituras. Assim, é mais fácil acompanhar o que está escrito, uma vez que se tratam de notícias. Pode ser também que atualizações futuras tragam a possibilidade de rolamento automático.

Funciona assim: o usuário clica nos stories e eles abrem e ficam fixos. Para ver o próximo basta mais um clique na tela. Para passar para o site seguinte, é necessário rolar para a direita. Caso queira voltar ao sotry anterior, basta rolar para a esquerda. Para fechar, há um X na parte superior direita da tela.

Esse é mais um formato que a Google traz para os seus produtores de conteúdo explorarem. Esse pode ser mais um jeito de trazer a informação, de forma mais rápida e acessível. De forma geral, seu formato é de imagens na vertical e é muito semelhante ao que já é amplamente explorado por diversas redes sociais.

Como já mencionamos, para sair e fechar essa aba, um X no canto superior direito está disponível. Clicando lá, os stories são fechados e o usuário pode continuar navegando normalmente pelas notícias já disponíveis em seu Discover. O Google não fecha totalmente, mas volta de onde parou.

Esse recurso está disponível, além do Brasil, para a Índia e Estados Unidos. A Google informa que está trabalhando para oferecer a opção para ainda mais países e em mais línguas. 

Para mais detalhes, a Google lançou um vídeo de lançamento da plataforma. Ele está em inglês, mas é possível ver um pouco melhor como é o seu funcionamento. Você pode conferir abaixo:

Via: Neowin, XDA-Developers Fonte: Google Blog
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.