Drone captura tubarão desistindo de atacar surfista
Créditos: Divulgação Surf Life Saving New South Wales

Drone captura tubarão desistindo de atacar surfista

Drone salva vidas captura momento onde um tubarão desiste de atacar um sufista a centímetros dele

No início dessa semana o surfista profissional australiano Matt Wilkinson conseguiu escapar ileso de um encontro com um tubarão em New South Wales, na Australia. Todo o encontro foi capturado por um drone salva vidas que filmou o tubarão se aproximando e depois se afastando assustado com o surfista.

O drone da Surf Life Saving New South Wales filmava de cima a procura de tubarões na região enquanto o sufista profissional estava pegando ondas na região. A câmera detectou o animal se aproximando do Wilkinson e ficando alguns centímetros dele e de sua prancha. 

Não se sabe o tipo de tubarão que atacou o surfista, mas os guardas vidas acreditam ser um tubarão-cobre ou um tubarão-cabeça-chata, ambos são vistos frequentemente ao longo da costa de New South Wales. De acordo com Wilkinson o tubarão parecia ter cerca de 2,5 metros de comprimento.

“Ouvi um pequeno barulho atrás de mim, olhei para trás e não havia nada lá, e então o drone do salva-vidas desceu e disse que havia um tubarão perigoso na área. O tubarão meio que veio para cima de mim pela frente e depois deu a volta por trás e deu um pequeno puxão nas minhas pernas, então no último minuto decidiu que meus pés fediam ou algo assim e se afastou.”
- Disse Matt Wilkinson ao jornal australiano ABC.

O surfista afirma estar se sentindo muito sortudo por ter conseguido sair ileso de um encontro desses. Somente neste ano aconteceram seis ataques fatais de tubarões na Austrália.

Matt Wilkinson é um surfista de Sydney, na Austrália, que ficou conhecido por sua vitória consecutiva do Quiksilver Pro Gold Coast e do campeonato Rip Curl Pro Bells Beach em 2016.

Observação de tubarões através de drones.

29/08/2019 às 16:08
Notícia

Surfistas nadam mais próximos de tubarões do que imaginam; in...

Pesquisadores utilizam capturas de ponto estratégico para estudar o comportamento do peixe

Continua após a publicidade

Na Austrália os salvas vidas estão utilizando drones para monitorar e rastrear tubarões nas regiões de praias populares. Segundo reportado pelo Drone DJ, os drones utilizados pelas autoridades australianas são os conhecidos como Little Ripper e são equipado com uma IA para detectar os tubarões, alertar salva-vidas, serviços de emergências e nadadores. 

Os drones de observação de tubarões apresentam uma taxa de precisão de de 90%, que é bastante superior se comparado aos veículos tripulados atuais, que possuem apenas 20% na sua taxa de precisão.

Segundo o portal os drones vêm exercendo um papel cada vez mais importante na detecção de tubarões e na proteção dos banhistas. Parecendo ter sido uma aposta segura e que logo será seguido por salva-vidas por todo o mundo.

Fonte: Drone DJ, ABC Austrália
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.