Um painel da Câmara dos Representantes dos EUA estabeleceu hoje (07) que a Google, a Apple, a Amazon e o Facebook estão abusando de seu poder de mercado para destruir rivais e forçar as pequenas empresas a “se ajoelharem em nome do lucro”.
De acordo com o subcomitê antitruste do Comitê Judiciário, as quatro grande empresas de tecnologia não devem controlar e competir no mesmo negócio. O painel sugeriu que essas empresas deveriam ser reestruturadas, mas não revelou se uma empresa específica deveria ser desmembrada, de acordo com as informações apuradas pela Reuters.
Spotify e Epic Games se juntam para se opor aos monopólios da...
Empresas criaram a organização sem fins lucrativos chamada Coalition for App Fairness
O relatório completo tem 449 páginas e sugere mudanças extensas na lei antitruste e descreveu “dezenas de casos em que as empresas abusaram de seu poder”. O documento também revelou como as empresas fizeram tudo o que puderam para dominar os concorrentes, a fim de controlar grandes parcelas da Internet.
Um exemplo dessas situações é a aquisição do Instagram pelo Facebook em 2012, quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, observou que a plataforma de compartilhamento de fotos estava construindo uma rede competitiva que poderia ser “muito prejudicial para nós”, conforme diz o relatório.
Créditos: Canal Tech
Em um trecho, o documento explica a situação como que “empresas que antes eram iniciantes desajeitadas e oprimidas que desafiavam o status quo se tornaram o tipo de monopólio que vimos pela última vez na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias”.
As mudanças sugeridas pelo comitê incluem impedir o Google de realizar os leilões de espaço publicitário online e de participar desses leilões. Outra sugestão é que a Amazon pare de operar em mercados onde também compete com outros varejistas.
Créditos: G1
Entretanto, o relatório também instou o Congresso dos EUA a agir no sentido de permitir que os responsáveis pela defesa da concorrência tenham mais liberdade para interromper as compras de rivais em potencial.
O relatório final foi publicado por um comitê liderado pelo congressista democrata David Cicilline. A Reuters observou que, se as eleições presidenciais forem vencidas por Joe Biden, a maioria democrata na Câmara pode continuar pressionando o Congresso a agir com base nas conclusões e introduzir uma reformulação da lei antitruste.