Congresso dos EUA acusa Facebook, Apple, Amazon e Google de abuso de mercado

Congresso dos EUA acusa Facebook, Apple, Amazon e Google de abuso de mercado

O relatório completo do caso sugere mudanças extensas na lei antitruste

Um painel da Câmara dos Representantes dos EUA estabeleceu hoje (07) que a Google, a Apple, a Amazon e o Facebook estão abusando de seu poder de mercado para destruir rivais e forçar as pequenas empresas a “se ajoelharem em nome do lucro”.
 
De acordo com o subcomitê antitruste do Comitê Judiciário, as quatro grande empresas de tecnologia não devem controlar e competir no mesmo negócio. O painel sugeriu que essas empresas deveriam ser reestruturadas, mas não revelou se uma empresa específica deveria ser desmembrada, de acordo com as informações apuradas pela Reuters.

25/09/2020 às 18:40
Notícia

Spotify e Epic Games se juntam para se opor aos monopólios da...

Empresas criaram a organização sem fins lucrativos chamada Coalition for App Fairness

O relatório completo tem 449 páginas e sugere mudanças extensas na lei antitruste e descreveu “dezenas de casos em que as empresas abusaram de seu poder”.  O documento também revelou como as empresas fizeram tudo o que puderam para dominar os concorrentes, a fim de controlar grandes parcelas da Internet.
 
Um exemplo dessas situações é a aquisição do Instagram pelo Facebook em 2012, quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, observou que a plataforma de compartilhamento de fotos estava construindo uma rede competitiva que poderia ser “muito prejudicial para nós”, conforme diz o relatório.

Créditos: Canal Tech

Em um trecho, o documento explica a situação como que “empresas que antes eram iniciantes desajeitadas e oprimidas que desafiavam o status quo se tornaram o tipo de monopólio que vimos pela última vez na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias”.
 
As mudanças sugeridas pelo comitê incluem impedir o Google de realizar os leilões de espaço publicitário online e de participar desses leilões. Outra sugestão é que a Amazon pare de operar em mercados onde também compete com outros varejistas. 

Créditos: G1

Entretanto, o relatório também instou o Congresso dos EUA a agir no sentido de permitir que os responsáveis pela defesa da concorrência tenham mais liberdade para interromper as compras de rivais em potencial.
 
O relatório final foi publicado por um comitê liderado pelo congressista democrata David Cicilline. A Reuters observou que, se as eleições presidenciais forem vencidas por Joe Biden, a maioria democrata na Câmara pode continuar pressionando o Congresso a agir com base nas conclusões e introduzir uma reformulação da lei antitruste.

Fonte: GSMarena, Reuters
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.