O Instagram completou 10 anos ontem, 6 de outubro, e resolveu comemorar a data com uma funcionalidade escondida em seu app. Durante este mês, os usuários podem trocar o ícone do aplicativo temporariamente, incluindo por opções clássicas e que antes só estavam disponíveis para desenvolvedores.
Se você ficou curioso e quer experimentar a novidade, o processo de utilização é bem simples e pode ser feito rapidamente por meio das configurações do aplicativo. É importante ressaltar, porém, que a configuração não é explícita e está mais para um easter egg da rede social.
Como alterar o ícone do Instagram
Para alterar o ícone do Instagram, entre em seu perfil e clique no menu de três linhas disponível no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse as configurações, presentes na base inferior direita do app.
(Imagem: Mateus Mognon)
O segredo para encontrar o local que permite trocar os ícones do Instagram está na página de Configurações do app. Para abrir o menu, deslize a página para baixo até que uma sequência de emojis apareça no topo da página.
(Imagem: Mateus Mognon)
O menu que permite trocar o ícone do Instagram irá aparecer logo após o emoji de presente ser exibido. É importante ressaltar que é necessário deslizar a tela para baixo e segurar a interface para baixo para conseguir.
Quando o procedimento der certo, uma página mostrando as opções de ícones vai aparecer. O Instagram permite que você escolha entre diversas versões coloridas do símbolo atual e também opte por edições antigas.
(Imagem: Mateus Mognon)
Além das versões clássicas do ícone do Instagram, as opções incluem um ícone escuro e até um "muito escuro". Outro destaque fica por conta do símbolo de pré-lançamento, que ainda não havia sido divulgado de maneira abrangente pelo serviço.
O Instagram destaca que a alteração do ícone é uma campanha limitada e que está atrelada ao aniversário da rede social. A empresa confirma que a solução está disponível neste mês, logo, a dica é aproveitar a função enquanto ela está disponível.