Plataforma Nvidia Maxine utiliza IA para melhorar imagem em chamada de vídeo
Créditos: Reprodução/NVIDIA Developer

Plataforma Nvidia Maxine utiliza IA para melhorar imagem em chamada de vídeo

Tecnologia nativa em nuvem também otimiza a largura de banda da internet

A Nvidia apresentou hoje sua nova plataforma chamada Nvidia Maxine, tecnologia que promete melhorar exponencialmente a qualidade de imagem durante chamadas de vídeo utilizando inteligência artificial (IA). De modo genérico, a empresa substituiu codecs de vídeo por redes neurais, fazendo com que a imagem seja melhorada e até mesmo reposicionando a face da pessoa para olhar diretamente para a câmera. 

Nvidia Maxine

A solução tem o objetivo de otimizar a experiência de quem trabalha e estuda remotamente, já que muitas pessoas dependem de reuniões pela internet ou EAD (Ensino à distância), principalmente em tempos de isolamento social. Os provedores de serviços de videoconferência que executam a plataforma em GPUs Nvidia na nuvem podem oferecer aos usuários novos efeitos de IA, incluindo correção de olhar, super-resolução, cancelamento de ruído, re-iluminação facial, legendas ao vivo e mais.


Alinhamento de face processado pela Inteligência Artificial da Nvidia Maxine

Como os dados são processados na nuvem, e não em dispositivos locais, os usuários finais podem usar os novos recursos sem a necessidade de hardware especializado. Além de melhorar a qualidade de imagem, a plataforma Nvidia Maxine reduz a quantidade de largura de banda necessária para chamadas de vídeo.

Em vez de transmitir a tela inteira de pixels, o software de IA analisa os principais pontos faciais de cada pessoa em uma chamada e, em seguida, reanima de forma inteligente o rosto.


Com isso, os desenvolvedores podem reduzir o consumo de largura de banda de vídeo em um décimo dos requisitos do padrão de compressão de streaming de vídeo H.264. Eles também podem adicionar recursos que permitem aos participantes da chamada escolherem seus próprios avatares animados com animação realista automaticamente orientada por sua voz e tom emocional em tempo real. Uma opção de quadro automático permite que o feed de vídeo siga o locutor, mesmo que ele se afaste da tela.

Continua após a publicidade

A plataforma Nvidia Maxine pode ser testada por desenvolvedores de IA de visão computacional, parceiros de software, startups e fabricantes de computadores. O registro para o acesso antecipado da tecnologia pode ser feito neste link.

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.