Novo Pix já cadastrou 3,5 milhões de chaves, segundo Banco Central
Créditos: Reprodução/DepositPhotos

Novo Pix já cadastrou 3,5 milhões de chaves, segundo Banco Central

Sistema de pagamentos abriu o registro das "chaves" nesta segunda (5) de manhã

O mais novo sistema de pagamentos e transferências Pix já registrou mais de 3,5 milhões de "chaves", de acordo com dados do Banco Central do Brasil ao G1. Os registros para o Pix começaram hoje, segunda-feira (5), na parte da manhã, e o número de chaves atingiu esse marco logo às 18:30. "Os números representam um sucesso para o primeiro dia de cadastro de chaves", disse o Banco Central. 

PIX - Banco Central do Brasil

Transações via Pix deverão ser finalizadas em 10 segundos

O Pix, marca única criada pelo Banco Central, é o sistema de pagamentos instantâneos que efetua transferências monetárias eletrônicas em tempo real. A novidade do serviço é de que ele estará disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, resultando em custos de transação menores.

Para usar o serviço Pix, usuários devem cadastrar chaves pessoais como CPF, CNPJ, e-mail ou número do telefone celular. Não é necessário informar todos esses dados para registro, já que cada um deles gera uma chave diferente. Ou seja, as pessoas podem registrar apenas uma informação (CPF, por exemplo) para utilizá-lo. Vale lembrar que o registro de chaves é gratuito.

Dessa maneira, usuários do Pix não vão precisar informar todos os dados bancários para uma transação, bastando identificar apenas uma chave ao seu pagador. Bancos como o NuBank já começaram a aderir ao novo sistema.

Continua após a publicidade

Apesar de o registro das chaves já estar disponível, o Pix ainda deverá passar por uma fase de testes a partir de 3 de novembro. Ele será disponibilizado apenas para clientes selecionados nesse período. Os pagamentos e transferências para todas as pessoas cadastradas será possível a partir do dia 16 de novembro em todo o país

Fonte: G1
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.