Em tempos de pandemia, soluções de videoconferência se tornaram cada vez mais importantes. Pensando nisso a NVIDIA anunciou hoje, 5 de outubro, a plataforma NVIDIA Maxine. De acordo com a empresa, esta plataforma oferece aos desenvolvedores um conjunto baseado em nuvem acelerado por GPU que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade do streaming de vídeo.
Samsung anuncia parceria com Logitech para oferecer soluções ...
Pandemia de Coronavírus aumentou a demanda por soluções deste tipo
A plataforma NVIDIA Maxine oferece recursos como upscaling de resolução, redução de ruído da imagem, planos de fundo virtuais, enquadramento automático e mais. Além disso, você também pode ter um avatar baseado em IA para substituir seu rosto durante as chamadas enquanto a plataforma fornece legendas e tradução em tempo real graças ao framework NVIDIA Jarvis.
Outro destaque da plataforma NVIDIA Maxine é a tecnologia de compressão de vídeo baseada em inteligência artificial. Esta tecnologia usa as GPUs da NVIDIA para reduzir a largura de banda para vídeos sem comprometer muito a qualidade de vídeo. Por exemplo, é possível reduzir a largura de banda necessária para chamadas de vídeo para um décimo da largura de banda necessária para o padrão de compactação de vídeo H.264.
Isso reduz os custos para os provedores e oferece uma experiência de videoconferência mais suave para os usuários finais, que podem desfrutar de mais serviços alimentados por IA enquanto transmitem menos dados em seus computadores, tablets e telefones.
Reprodução/NVIDIA
A plataforma Maxine usa aceleração por GPU baseada com Núcleos Tensores executada na nuvem, por isso não é necessário que os usuários tenham as placas de vídeo com as GPUs mais recentes da NVIDIA em seus PCs com o software de videoconferência instalado para tirar proveito dos recursos oferecidos. Além disso, os mesmos recursos podem ser oferecidos a todos os usuários em qualquer dispositivo, incluindo computadores, tablets e smartphones.
Soluções como Zoom, Skype, Microsoft Teams e Google Meet já oferecem alguns dos recursos mencionados acima, mas a plataforma NVIDIA Maxine pode ajudar a melhorá-los ainda mais. Desenvolvedores de soluções baseadas em inteligência artificial, startups, empresas desenvolvedoras de soluções de videoconferência e outras já podem solicitar o acesso antecipado à plataforma NVIDIA Maxine acessando este link.
Via: Engadget Fonte: NVIDIA