Leitura Rápida
- Um novo vazamento via Weibo confirma um possível cronograma de lançamento da versão beta do HarmonyOS para dispositivos com EMUI 11
- Os primeiros a receber devem ser os com SoC Kirin 9000: linha Huawei Mate 40
- Logo em seguida o suporte será entregue para os modelos com SoC Kirin 990 5G: P40 e o Mate 30
- As versões mais antigas, com o SoC Kirin 710 e 810 também terão suporte, mas o sistema demorará um pouco mais pra chegar
- O cronograma ainda não foi confirmado pela Huawei e ainda é apenas um rumor
A Huawei já confirmou que alguns de seus smartphones com EMUI 11 irão receber suporte para o seu sistema operacional próprio, o HarmonyOS 2.0. A empresa deve começar a lançar as primeiras versões de testadores beta em dezembro de 2020. Os primeiros a receber devem ser os donos do Mate 40 e, posteriormente, o P40 e Mate 30 também devem poder instalar a primeira versão do SO.
O sistema operacional HarmonyOS é totalmente desenvolvido pela Huawei. Devido a quebra de relações comerciais da empresa entre os Estados Unidos, vários suprimentos foram cortados. Um deles foi o sistema operacional usado nos smartphones da chinesa. Anteriormente, eles eram equipados com Android, mas a Google está impedida de enviar updates e dar suporte para a fabricante.
Devido a isso, a empresa tomou a decisão de lançar o seu próprio sistema. O nome anunciado foi HarmonyOS, para o ocidente, e a primeira versão para smartphones já está quase pronta para lançamento. Antes de uma atualização geral, que deve chegar para todos os usuários, a empresa irá enviar uma versão beta. Ela será amplamente testada, antes de estar pronta para um anúncio global.
A informação sobre o possível cronograma da Huawei apareceu em um pôster no Weibo, rede social amplamente utilizada na China. Segundo a imagem, os smartphones com Kirin 9000 receberão o sistema primeiro. Isso indica que os primeiros modelos serão da série Mate 40. Logo em seguida, os dispositivos com Kirin 990 5G vão receber o suporte. Os smartphones com esse SoC são: o P40 e o Mate 30.
Confirmado: Celulares com EMUI 11 poderão ser atualizados par...
Novo sistema operacional foi anunciado pela Huawei durante sua conferência para desenvolvedores nesta...
Parece que mesmo alguns modelos mais antigos terão o suporte para o novo sistema operacional. O pôster menciona ainda os modelos com Kirin 710 e 810. Esses devem ser as últimas opções a receberem as novidades do sistema, portanto as primeiras versões beta ainda podem levar vários meses até chegar nesses modelos. Mas, apesar do maior tempo, eles não foram excluídos.
Ainda não está totalmente explicado quais são os critérios que serão usados pela Huawei para a atualização dos smartphones. As informações sobre os updates ainda não são oficiais. Esse é um vazamento, ainda não confirmado. Pode ser que a empresa adote medidas diferentes em seu anúncio oficial. Além disso, também pode confirmar datas com precisão.
O HarmonyOS já está sendo amplamente testado. A própria Huawei já confirmou que ele foi desenvolvido para funcionar em qualquer dispositivo. Isso inclui desde smartphones, até tablets, smartwatches, TVs e qualquer outro equipamento. Se o rumor se confirmar, em dezembro de 2020 os primeiros usuários Beta terão acesso ao Sistema Operacional.
Via: GSM Arena