NASA começa testes da CubeRover, a pequena sonda de apenas 4kg da Astrobotic
Créditos: Astrobotic

NASA começa testes da CubeRover, a pequena sonda de apenas 4kg da Astrobotic

Sonda comercial mais leve do mundo pode tornar voos para o espaço mais baratos e práticos

A NASA vai começar em breve testes numa sonda CubeRover, da empresa privada Astrobotic. O pequeno veículo robótico é a sonda comercial mais leve do mundo, pesando apenas 4kg, e foi criado para oferecer uma plataforma móvel para instrumentos de cientistas e pesquisadores espaciais.

A grande vantagem da CubeRover em ser tão leve é que isso impacta no investimento e estrutura necessária para voos espaciais, que sempre são calculados nos seus mínimos detalhes para evitar problemas e acidentes. A ideia da Astrobotic com seu produto é oferecer uma alternativa que já vai ajudar astronautas a carregarem seus equipamentos sem impactar tanto no inventário da missão.

A NASA vai testar a sonda em seu laboratório GMRO, de operações para mecânica granular e de regolitos. A instituição conta com uma superfície lunar simulada no local, e vai colocar a CubeRover para rodar por ali. A ideia do teste é ver como a sonda se comporta nesse tipo de terreno, se ela consegue navegar por suas irregularidades e se aguenta o tranco de levar alguns tombos.

02/10/2020 às 10:55
Notícia

Satélite da Starlink tem sua decolagem abortada pela quarta v...

O 13º satélite tem enfrentado diversos problemas para o lançamento

Como deixado claro pela fala de Provenzano, a Astrobotic é uma empresa privada e a CubeRover é uma sonda comercial. Isso significa que, apesar da parceria entre a instituição de pesquisa e a empresa, o contrato não é exclusivo. Outras iniciativas privadas como a SpaceX ou a Blue Origin também podem fazer uso da CubeRover se for de seus interesses.

Continua após a publicidade

Mas a parceria entre NASA e Astrobotic ainda vai gerar mais frutos. As organizações já anunciaram uma missão futura para buscar por concentrações de gelo na superfície lunar, e vão atuar juntas no fornecimento de equipamentos que os astronautas vão precisar para realizar esse objetivo.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.