Gmail irá tornar opcional o compartilhamento de dados do e-mail com outros apps
Créditos: Reprodução/Computer World

Gmail irá tornar opcional o compartilhamento de dados do e-mail com outros apps

Usuário poderá desativar a integração de informações

integração de dados do Gmail com outros aplicativos da Google poderá ser desativada pelos usuários num futuro próximo, de acordo com novas descobertas do pessoal do site XDA Developers. A mais recente versão do app do Gmail para dispositivos Android possui códigos que mostram que a Google está trabalhando nesta possibilidade. Dessa forma, o e-mail seria mais um serviço independente dos restantes da empresa, algo que não acontece atualmente.

Como explicado pelo XDA Developres, a opção de compartilhar dados deve chegar aos usuários do Gmail na forma de um simples formulário, onde o utilizador do e-mail poderá desligar a integração com os outros serviços da companhia. Esse formulário de várias páginas vai permitir que a pessoa escolha como e quais vão ser as integrações. 

23/09/2020 às 08:12
Notícia

Gmail agora pode ser usado como app padrão de e-mails no iOS 14

Apple finalmente começou a dar mais opções para os usuários

Os utilizadores do Gmail também poderão ativar ou desativar algumas das novas funcionalidades inteligentes do serviço através desse mesmo documento, incluindo respostas automáticas, digitação inteligente de mensagens, "cutucadas", etc. Além de ser mais transparente em relação ao compartilhamento de dados, a Google também está permitindo que as pessoas escolham quais extensões podem ser personalizadas de acordo com seus costumes. Ou seja, a medida promete garantir mais privacidade.

Os aplicativos da Google atuam em um ecossistema, já que a companhia integra vários de seus serviços e usa as informações para personalizar anúncios e sugestões aos usuários. Isso facilita um pouco a vida de cada utilizador dos apps da Google, mas também garante que a empresa tenham sempre um lucro certeiro, uma vez que ela já conhece as preferências individuais de cada cliente. Hoje, a Google usa os dados do Gmail para influenciar outros dos seus serviços, como agenda, fotos, Youtube e outros dados.

O XDA Developer não deu nenhuma informação sobre quando a Google deverá liberar a opção de desativar a integração de dados com o Gmail. Como o serviço está sendo testado, esperamos que a empresa libere o recurso em breve.

Via: XDA Developers
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.