O uso majoritário do smartphone para assistir serviços de streaming como Netflix ou Prime Video da Amazon está concentrado em países da América Latina e Ásia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Just Watch. No Brasil, a maioria das pessoas acessa esse tipo de conteúdo através de dispositivos móveis, o que já era de se esperar devido à facilidade de compra de um celular em comparação com TVs e computadores. O Just Watch é um serviço online de monitoramento de plataformas de streaming, servindo como buscador universal para usuários.
A pesquisa reuniu dados de espectadores de 47 países ao redor do mundo e pode ser analisada no gráfico abaixo:
É oficial: Disney+ será lançado no Brasil em 17 de novembro
Contas oficiais da empresa `vazaram´ data de chegada do serviço de streaming
Na América do Norte, Austrália, Argentina, África do Sul e em alguns países do oeste europeu, a televisão como dispositivo de streaming é dominante. Já na parte leste da Europa, o notebook e computador dominam a preferência para assistir filmes e séries em plataformas por assinatura.
No total da pesquisa, os smartphones estão representados pela metade dos países. Isso se deve tanto à facilidade de compra quanto à portabilidade do dispositivo.
No mês passado, a plataforma JustWatch divulgou infográficos que demonstram a popularidade de diferentes serviços de streaming no Brasil. A Netflix foi listada como o aplicativo mais popular (31%), seguida do Prime Vídeo (24%) e HBO GO / TeleCine Play (ambos com 9%). O interessante é que o serviço nacional Globoplay apareceu atrás dessas outras produtoras gigantes, com apenas 7% de representatividade.
Em dezembro de 2019, o Mobile Time divulgou uma pesquisa revelando que 45% dos brasileiros com smartphone assinam algum serviço pago de streaming de filmes e séries. Ainda de acordo com os dados, a assinatura é mais comum para usuários com idade entre 16 e 29 anos, sendo esses 54% dos que pagam por esse serviço. Você pode conferir o relatório na íntegra neste link.