Satélite da Starlink tem sua decolagem abortada pela quarta vez consecutiva
Créditos: Divulgação/ SpaceX

Satélite da Starlink tem sua decolagem abortada pela quarta vez consecutiva

O 13º satélite tem enfrentado diversos problemas para o lançamento

Leitura Rápida

  • O 13º satélite tem enfrentado diversos problemas para o seu lançamento em órbita
  • Essa é a quarta vez que ele enfrenta problemas e não consegue ser lançado
  • Duas das vezes foram por condições climáticas
  • As outras duas foram por falhas gerais
  • Ainda não há uma nova data para o lançamento

A Starlink, divisão de satélites da SpaceX, está com um plano de ação de lançamento muito ambicioso. A empresa declarou à Federal Communications Commission (FCC) que planeja lançar regularmente 120 satélites por mês em órbita. Apesar dos planos, setembro se mostrou ineficiente para a companhia.

O seu 13º lançamento do mês precisou ser cancelado quatro vezes. O último envio estava programado para ter acontecido no dia 30 de setembro, mas foi cancelado pouco antes de ser lançado. Essas falhas podem resultar em atrasos significativos nos planos da companhia.

A SpaceX está em uma batalha contra outros provedores de serviços 5G, que solicitaram a restrição do acesso da empresa em certas partes do espectro de radiofrequência. Para que a empresa consiga atingir seu objetivo, a velocidade do envio dos satélites é crucial. Quanto antes a sua meta for atingida, melhor será para a companhia. 

A última tentativa de lançamento estava ocorrendo conforme o planejado e o esperado. Tudo estava funcionando perfeitamente. Até que, faltando 18 segundos para os nove motores Merlin 1D + do Falcon 9 dispararem, a contagem regressiva de lançamento autônomo da SpaceX simplesmente parou.

09/06/2020 às 18:04
Notícia

Próximo lançamento da missão Starlink levará três satélites a...

Os satélites do tamanho de uma máquina de lavar tirarão fotos do nosso planeta

Logo em seguida o áudio do controle da missão da empresa descreveu o motivo da paralisação. De acordo com um operador, uma "leitura do sensor de solo fora da família" fez com que a contagem regressiva parasse. A consequência foi que a missão fosse abortada, novamente.

Os últimos lançamentos estão sendo bastante frustrantes para a equipe da Starlink e SpaceX. A falha descrita foi a quarta tentativa do envio do 13º satélite da empresa. Inicialmente, a missão estava planejada para ocorrer no dia 17 de setembro. Devido a problemas com seus navios de recuperação de veículos, a decolagem precisou ser cancelada.

Continua após a publicidade

O lançamento devia ter sido feito no dia seguinte, em 18 de setembro, porém foi novamente abortado devido a problemas climáticos. A terceira tentativa foi novamente cancelada pelo mesmo motivo. A quarta enfrentou os problemas descritos acima.

Ainda não há uma data específica para uma nova tentativa, mas ela deve ser anunciada em breve. Isso porque a empresa está lutando contra os serviços de Distribuição de Dados e Vídeo Multicanal (MVDDS). Esses serviços solicitaram ao órgão FCC que limite o alcance do espectro de 12 GHz da Starlink, justificando que isso atrapalharia o acesso a rede 5G de seus clientes.

A SpaceX, por sua vez, menciona que fez um grande investimento na sua rede Starlink. Ela ainda rebate falando que já construiu uma constelação de satélites em Low Earth Orbit (LEO) e planeja expandir a constelação com o objetivo de lançar 120 satélites por mês. Com as constantes falhas o argumento da empresa de Elon Musk acabam ficando fragilizados.

Via: WCCFTech
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.