Efeito de embelezamento é desativado como padrão no Pixel 5 e 4A 5G
Créditos: Divulgação/ Google

Efeito de embelezamento é desativado como padrão no Pixel 5 e 4A 5G

Estudo realizado pela Google mostram que isso causa insatisfação com a própria aparência

Leitura Rápida

  • A Google está removendo o efeito de "embelezamento" como padrão em seus novos smartphones
  • O Google Pixel 5 e 4A 5G trazem agora a função "retoques" e são optativas
  • O objetivo é não contribuir para a insatisfação da imagem pessoal, muito gerada devido ao excesso de filtros aplicados nas câmeras dos smartphones

A Google removeu os filtros padrão de "embelezamento" das fotos com a câmera frontal do Pixel 5 e 4A 5G, recentemente anunciados. A empresa revelou que fez um estudo, que mostrou que esses recursos podem ter um impacto negativo no bem-estar mental de uma pessoa. Eles ainda estão presentes, caso o usuário desejar acionar, mas de forma mais sutil e não obrigatória e nem recomendada. 

Os filtros de "embelezamento" nas fotos feitas pela câmera frontal estão virando quase um padrão das fabricantes. Esse recurso suaviza manchas da pele, embranquece o tom, e até afina os traços em alguns casos. A Google percebeu que nem todos os usuários gostam desses "realces" e que eles afetam diretamente na autoestima do seu usuário, que muitas vezes não se reconhece na captura. 

A Google realizou uma pesquisa, que mostrou que esses filtros são grandes responsáveis por insatisfação da sua própria imagem. Uma vez que vários retoques são aplicados, o rosto tende a ficar próximo de um padrão que não existe. Apesar de ser conscientemente retoques artificiais, a pessoa pode procurar atingir aquele modelo ideal das imagens, causando uma série de problemas psicológicos. 

01/10/2020 às 16:03
Notícia

Veja quais são os recursos da câmera do novo Pixel 5 e 4A 5G

A Google trouxe diversas novidades para aprimorar as fotos dos seus smartphones

Depois dos resultados obtidos pela pesquisa, a Google decidiu alterar suas políticas. A empresa está criando as "diretrizes centradas nas pessoas". Elas vão informar e respeitar a escolha de cada usuário, de acordo com as suas preferências, na aplicação de retoque facial e à transparência. Fica a cargo do próprio usuário decidir usar, ou não as funções presentes em seu smartphone. Nenhuma configuração padrão é pré-estabelecida.

Quem comprar um novo Pixel vai perceber que as diretrizes sugerem que o retoque facial seja desativado por padrão. Ele também informa que, quando ativado, deve ser explicitamente mencionado ao usuário. A palavra "beleza" também foi removida. É comum que esses retoques sejam tratados como "embelezamento" pela maioria das fabricantes. Agora, são apenas "retoques de rosto", procurando atribuir um valor neutro.

No momento, essas funções estão disponíveis para as versões mais recentes do smartphones: Pixel 5, 4A e 4A 5G. A Google também promete que a opção de retoque facial vai ser desativada em uma atualização futura para os demais dispositivos, mudando os ícones e a linguagem. Eventualmente, essas novas diretrizes também estarão presentes no Android, de forma geral. 

Via: Neowin
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.