Google confirma que Google TV vai substituir o Android TV eventualmente
Créditos: Google

Google confirma que Google TV vai substituir o Android TV eventualmente

Os dois sistemas vão coexistir por pelo menos dois anos, mas Google TV veio pra ficar

A Google anunciou em seu último evento que o mais novo Chromecast vai marcar também a estreia do Google TV, uma mudança no sistema operacional da gigante para Smart TVs. O anúncio acabou gerando uma certa confusão, mas agora a empresa deixou bem nítido num post mais recente de seu blog: o Google TV vai, eventualmente, substituir o Android TV.

O processo não será imediato, no entanto. Por pelo menos dois anos os dois tipos de sistema para TVs vão coexistir. Mas o Google TV não vai ficar restrito a dispositivos Google como o Chromecast, sendo oferecido também como sistema de Smart TVs de companhias parceiras da empresa. É o caso da Sony, por exemplo, que atualmente usa Android TV. A fabricante vai continuar com a Android TV até 2021, mas a partir daí a empresa terá a obrigação de colocar o estilo da interface com aparência da Google TV - mesmo que "por baixo" ainda seja Android TV.

30/09/2020 às 16:49
Notícia

Google lança novo Chromecast com controle remoto e interface ...

Aparelho finalmente recebeu um controle, acessório solicitado há muito tempo

A iniciativa é um pouco complicada, mas parece ser uma tentativa da Google de evitar incompatibilidades enquanto faz uma transição lenta e gradativa. O Google TV se "constrói" em cima do sistema Android TV para agregar mais serviços, como uma integração mais profunda com IA, na forma do Google Assistant. Uma aba "Live" vai ser adicionada para integrar a plataforma com outros serviços da sua TV e esses recursos serão levados também ao Android TV na forma de um update.

Falando em atualização, a Google se comprometeu a levar dispositivos "elegíveis" atuais com Android TV para a interface Google TV nos próximos anos. A empresa, no entanto, não entrou em detalhes de quais tipos de Smart TV serão consideradas "elegíveis", algo que provavelmente vai ser estabelecido pelo ano de lançamento.

A Google TV vai incorporar também o app Google Play Movies & TV, para uma experiência mais centralizada e intuitiva. Assim, mesmo usando seu smartphone, ainda vai ser a Google TV que você acessa para assistir seus programas pelo sistema da Google. Essa agregação já começou a acontecer para usuários do app nos EUA.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.