Novo recurso do Windows 10 vai monitorar SSDs NVMe e avisar usuários sobre falhas
Créditos: Montagem | Gratispng | MaisTecnologia

Novo recurso do Windows 10 vai monitorar SSDs NVMe e avisar usuários sobre falhas

Membros do Insiders já podem testar a ferramenta que orienta a fazer backups

A mais recente versão do sistema operacional Windows 10 para o Windows Insiders foi lançada ontem, 30 de setembro, e ela traz um novo recurso relacionado ao monitoramento de armazenamento do computador - em destaque SSDs NVMe.

25/08/2019 às 16:53
Artigo

Vale a pena comprar um SSD? SIM!!! Veja tecnologias, formatos...

NVMe, SATA, PCIe 4.0, PCIe 3.0, AHCI, HD, SSHD, comparamos todos eles em vários cenários

De acordo com a Microsoft, a  Build 20226, já disponível para o Dev Channel do Insider Preview, inclui o "monitoramento da integridade do armazenamento para proteger os dados do usuário".  Ou seja, avisará a pessoa se houver alguma falha crítica, para que esta evite perdas de dados e arquivos importantes.

Nessa nova atualização, o próprio Windows passa a supervisionar o que a Microsoft chama de "anormalidades de hardware". Essa novidade foi projetada especificamente para funcionar com SSDs NVMe. Caso algo esteja de fato errado, o usuário receberá um aviso de que seu SSD pode estar em risco de falha e será orientado a fazer o backup das suas informações imediatamente.

A notificação será vinculada à aba Propriedades no painel ‘Gerenciar discos e volumes’ nas Configurações, onde é possível ver informações mais detalhadas sobre o SSD em questão, incluindo sua vida útil estimada e temperatura de funcionamento.

Recuperar arquivos de um componente de armazenamento corrompido, geralmente, não é uma situação agradável para os usuários - e se o que estiver lá for importante, a coisa fica ainda pior. Esses recursos de monitoramento, então, são geralmente disponibilizados pelos próprios fabricantes de drives. 

Continua após a publicidade

No entanto, como o PC Gamer comenta, os mencionados acima podem exigir que a verificação do estado desses drives sejam feitos regularmente - e nem sempre este é o caso prático.

A nova versão 20226 do Windows Insiders também traz atualizações nas configurações do aplicativo Your Phone, adicionando um hub para gerenciar todos os seus dispositivos vinculados. Outra novidade é que as janelas do Bloco de Notas poderão resistir a updates e reinicializações, se as configurações estiverem habilitadas para permitir reiniciar apps. Outras alterações, correções e melhorias também foram feitas no sistema.

A publicação original no blog da Microsoft pode ser encontrada neste link (em inglês).

Via: PCgamer, TechRadar, Adrenaline Fonte: Microsoft
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.