A mais recente versão do sistema operacional Windows 10 para o Windows Insiders foi lançada ontem, 30 de setembro, e ela traz um novo recurso relacionado ao monitoramento de armazenamento do computador - em destaque SSDs NVMe.
Vale a pena comprar um SSD? SIM!!! Veja tecnologias, formatos...
NVMe, SATA, PCIe 4.0, PCIe 3.0, AHCI, HD, SSHD, comparamos todos eles em vários cenários
De acordo com a Microsoft, a Build 20226, já disponível para o Dev Channel do Insider Preview, inclui o "monitoramento da integridade do armazenamento para proteger os dados do usuário". Ou seja, avisará a pessoa se houver alguma falha crítica, para que esta evite perdas de dados e arquivos importantes.
Nessa nova atualização, o próprio Windows passa a supervisionar o que a Microsoft chama de "anormalidades de hardware". Essa novidade foi projetada especificamente para funcionar com SSDs NVMe. Caso algo esteja de fato errado, o usuário receberá um aviso de que seu SSD pode estar em risco de falha e será orientado a fazer o backup das suas informações imediatamente.
A notificação será vinculada à aba Propriedades no painel ‘Gerenciar discos e volumes’ nas Configurações, onde é possível ver informações mais detalhadas sobre o SSD em questão, incluindo sua vida útil estimada e temperatura de funcionamento.
Recuperar arquivos de um componente de armazenamento corrompido, geralmente, não é uma situação agradável para os usuários - e se o que estiver lá for importante, a coisa fica ainda pior. Esses recursos de monitoramento, então, são geralmente disponibilizados pelos próprios fabricantes de drives.
No entanto, como o PC Gamer comenta, os mencionados acima podem exigir que a verificação do estado desses drives sejam feitos regularmente - e nem sempre este é o caso prático.
A nova versão 20226 do Windows Insiders também traz atualizações nas configurações do aplicativo Your Phone, adicionando um hub para gerenciar todos os seus dispositivos vinculados. Outra novidade é que as janelas do Bloco de Notas poderão resistir a updates e reinicializações, se as configurações estiverem habilitadas para permitir reiniciar apps. Outras alterações, correções e melhorias também foram feitas no sistema.
A publicação original no blog da Microsoft pode ser encontrada neste link (em inglês).
Via: PCgamer, TechRadar, Adrenaline Fonte: Microsoft