A Microsoft confirmou em seu blog que o Windows 10 ARM passará a suportar a emulação de aplicativos 64 bits (x64) a partir de novembro deste ano. A novidade estará disponível primeiro para os participantes do Programa Windows Insider.
Atualmente PCs com o Windows 10 baseado na arquitetura ARM64 podem executar nativamente aplicativos 32 e 64 bits e também podem emular aplicativos 32 bits (x86). A única coisa que faltava era o suporte para a emulação de aplicativos 64 bits (x64).
Qualcomm e Microsoft colaboram para expandir o App Assure par...
Programa deve ajudar os desenvolvedores a resolver os problemas de compatibilidade
O suporte para a emulação de aplicativos 64 bits permitirá que os usuários executem uma maior variedade de softwares em seus PCs com Windows 10 ARM, tornando-os ainda mais úteis. Um detalhe importante que deve ser destacado é que o desempenho de aplicativos emulados nunca será igual ao de aplicativos executados nativamente.
O objetivo da Microsoft com isso é ampliar a seleção de softwares disponíveis para PCs com Windows 10 ARM. Em seu post a empresa também confirmou que o código do Visual Studio já foi atualizado e otimizado para o Windows 10 ARM. Para as empresas, ela se comprometeu ajudá-las a garantir que seus aplicativos funcionem corretamente com o Windows 10 baseado na arquitetura ARM64 com o programa App Assure.
Embora tenha confirmado que a emulação de aplicativos 64 bits (x64) no Windows 10 ARM estará disponível primeiro para os participantes do Programa Windows Insider a partir de novembro, a Microsoft não informou quando o suporte estará disponível para o público em geral.
Reprodução/Qualcomm
Outro ponto é que os usuários não precisarão comprar novos PCs com Windows 10 ARM para ter acesso à emulação de aplicativos 64 bits. Este recurso estará disponível para todos os PCs com Windows 10 ARM disponíveis atualmente, desde os modelos equipados com o chip Qualcomm Snapdragon 835 até os mais recentes.