App de caronas 99 lança câmeras de segurança para motoristas parceiros
Créditos: Reprodução/99

App de caronas 99 lança câmeras de segurança para motoristas parceiros

Com GPS integrado, monitoramento 24h acontece por dentro e por fora do veículo

A empresa do app de caronas 99 anunciou que está lançando uma câmera de segurança em seus veículos para oferecer mais segurança tanto aos motoristas quanto aos passageiros. A câmera pode gravar imagens de dentro e de fora do carro, sendo que a lente externa no formato grande-angular (popularmente conhecida como olho de peixe) deve fornecer uma visão panorâmica da frente do veículo. O dispositivo estará disponível para motoristas parceiros em São Paulo a partir dessa segunda-feira, 5 de outubro.

Passageiros serão alertados caso o veículo possua câmeras

A câmera interna possibilita ver toda a parte de dentro do carro, além de contar com modo noturno e registro do som ambiente. Com a instalação das câmeras, a empresa promete mais proteção durante a corrida e também a captação de imagens caso precise reportar algum caso à polícia em eventuais crimes contra passageiros e condutores da plataforma.

Os dispositivos são integrados com sistema GPS próprio e funcionam com internet 4G dedicada. Essa novidade é um diferencial, já que nos modelos anteriores o motorista usava a internet do próprio celular para rotear o sinal ao dispositivo. O aplicativo afirma ainda que todas as imagens são armazenadas de acordo com as Políticas de Privacidade e da Câmera de Segurança da 99, em conformidade com a legislação vigente (incluindo às regras referentes à proteção de dados).

Segurança do aplicativo 99 

De acordo com a empresa, a novidade também inclui um botão de emergência que pode ser pressionado pelo motorista a qualquer momento para acionar a Central de Segurança da 99. Além disso, todos os passageiros são avisados de que o carro possui um sistema de segurança por imagem antes de a corrida começar. O usuário pode escolher aceitar ou não a viagem.

As novas câmeras da 99 custam R$ 50,00 para instalação e R$ 9,90 para a taxa semanal do serviço de monitoramento. Até o dia 31 de outubro de 2020, motoristas terão gratuidade do valor da manutenção semanal. Motoristas que já têm o modelo antigo do dispositivo e desejam trocar pelo novo não precisarão pagar pela taxa de instalação.

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.