Adobe Lightroom terá atualização que trará ferramentas de edição de vídeos às fotos
Créditos: Reprodução/ diyphotography

Adobe Lightroom terá atualização que trará ferramentas de edição de vídeos às fotos

Os editores vão poder usar o Lightroom pra fazer gradação de cores em suas imagens

Leitura Rápida

  • A Adobe anunciou uma atualização para o Lightroom
  • Agora será possível usar o recurso avançado de gradação de cores
  • Essa ferramenta já é amplamente utilizado no sistema de edição de vídeos, o Adobe Premier Pro
  • Algumas semelhanças serão encontradas, como na interface do painel Lumetri
  • Ainda não há uma data para o início da distribuição

A Adobe está anunciando uma atualização para o Lightroom. Os usuários do software vão poder começar a usar o recurso avançado de gradação de cores no Lightroom, Lightroom Classic e Camera Raw. Essa é uma ferramenta já usada no software de edição de vídeos, o Premier Pro, mas que chega para contribuir na edição de fotos profissionais. Isso vai dar um efeito de imagens de cinema para as fotos.

A interface é muito semelhante ao painel Lumetri do Premier, portanto quem já está habituado com edição de vídeos não terá dificuldades em fazer o uso no Lightroom. Para quem não faz uso da plataforma de vídeos, mas apenas as fotos, a descrição é bastante simplificada. São oferecidas diversas opções, com círculos cromáticos e há indicações das suas ações com palavras chave.

É possível usar cada ferramenta de forma separada, sem que uma interfira na outra. O editor decide qual efeito estético ele quer dar às suas fotos. É possível adicionar sombras, fazer misturas de cores, fazer alguns realces, tudo de forma isolada. Com isso, o efeito de "fotos de cinema" podem ficar mais acentuados. 

21/08/2020 às 10:00
Notícia

Update do Adobe Lightroom no iOS deletou permanentemente foto...

Mesmo com correção de erro, não foi possível recuperar as imagens deletadas

A ferramenta expande a possibilidade de edição das fotos. É possível fazer ajustes gerais, que antes eram um pouco mais complexos de ser usados e não davam o mesmo efeito. Com a ferramenta "importada" do Premier, a mesclagem de tons, além de outras funções ficam mais simples e intuitivas. 

A Adobe lançou um vídeo onde Pei Ketron, que é membro de desenvolvimento do Lightroom, explica a funcionalidade. Ela demonstra como será a visão geral, mostrando alguns resultados com fotos usando a ferramenta. O vídeo está em inglês e pode ser visto abaixo:

Continua após a publicidade

A nova ferramenta atende a necessidade de vários editores de imagens, tanto de fotos como vídeos. Diversos profissionais como John Aldred, redator do site DIYPhotography, mencionam como a ferramenta é disponibilizada há muito tempo em edição de vídeos, mas em fotos ainda não era comum. 

Essa atualização ainda não está disponível para os assinantes da plataforma. Ketron não menciona uma data para que a distribuição comece a acontecer. Apesar disso, ela informa que novas informações serão divulgadas na conferência global da Adobe, que será realizada no dia 20 de outubro. Isso indica que o lançamento oficial deve ocorrer até o início de novembro. 

Via: The Verge, DIYPhotography
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.