O foguete impulsionador Falcon 9 que enviou astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional em maio será utilizado novamente hoje, 28 de setembro, quando a SpaceX enviar mais 60 satélites Starlink para orbitar a Terra. A missão está programada para decolar às 7h22, horário do Pacífico (11h22 no Horário de Brasília).
A conta oficial do Twitter da SpaceX fez um aviso do lançamento no domingo, 28 de setembro, em que comunicou a hora, o local e a quantidade de satélites a serem lançados.
O lançamento foi originalmente agendado para o início do mês de setembro, mas foi adiado para dia o dia seguinte e depois adiado novamente devido às condições meteorológicas menos do que ideais no Atlântico, onde a primeira fase e a carenagem foram definidas para serem recuperadas. A data atual foi definida devido ao mar estar mais calmo.
Lançamento do SpaceX Falcon 9 Starlink-12 poderá ser visto de...
Empresa de Elon Musk pretende realizar lançamento na segunda-feira (28)
O foguete reutilizável, marca registrada de Elon Musk, fará seu terceiro vôo quando decolar do Kennedy Space Center da Flórida.
Essa unidade específica enviou os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken para a órbita em maio e, em seguida, lançou um satélite sul-coreano em julho. Até agora, a SpaceX conseguiu lançar e pousar o mesmo foguete até seis vezes.
Metade do cone do nariz, ou carenagem, no topo do foguete também já participou de dois voos anteriores, ambos em missões Starlink anteriores.
Este deve ser um lançamento bastante rotineiro. Será a 13ª missão Starlink até agora, e a SpaceX está planejando dezenas de outras à medida que sua megaconstelação de banda larga aumenta.
Após o lançamento e separação do segundo estágio do foguete e da carga útil, o impulsionador do primeiro estágio retornará novamente à Terra para pousar em um droneship no Atlântico.
A SpaceX irá transmitir todo o processo, começando cerca de 10 minutos antes do lançamento. Você pode assistir no próprio site oficial ou no canal do YouTube da SpaceX: